08 DE MAIO: DIA DO ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO

Comemorado anualmente em 8 de maio, o Dia do Artista Plástico Brasileiro é uma homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, considerado um dos mais importantes nomes de todos os tempos

O Ubaporou – Uma das obras mais conhecidas no mundo das Artes Plásticas brasileiras (Créditos: Divulgação)

As artes plásticas ou belas-artes são as formações expressivas realizadas utilizando-se de técnicas de produção que manipulam materiais para construir formas e imagens, que revelem uma concepção estética e poética em um dado momento histórico. 

A pintura é a mais conhecida manifestação entre as muitas que compõem as artes plásticas. Além dela, temos o desenho, a gravura, a escultura, a cerâmica e a tecelagem.

O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, rochas, madeira, minerais e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas obras (quem aí já ouviu falar das artes visuais?). Ao longo da evolução humana, as artes plásticas foram se reinventando e se multiplicando em formas e expressões, em uma evolução contínua e descentralizada em todo o mundo.

O surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana. As pinturas rupestres das cavernas são consideradas as primeiras manifestações artísticas da Humanidade.

Quem foi José Ferraz de Almeida

Imagem: O sertanejo – José Ferraz (créditos: Divulgação)

Desenhista e pintor, José Ferraz foi pioneiro da temática regionalista na pintura, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira.

Ele nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, interior de São Paulo, e morreu assassinado em 13 de novembro de 1899. Mas só em 8 de maio de 1950 o dia de seu nascimento passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro.

Seus personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, o tornaram uma exceção entre os artistas brasileiros, conferindo-lhe originalidade única em sua época. Seu jeito simplório e linguajar matuto causavam espanto aos membros da Academia de sua época.

Texto: Petrônio Souza

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos