APPA INFORMA N°18: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

O mês de abril começou cheio de novidades e o APPA Informa traz as principais notícias pra você ficar por dentro de tudo que está acontecendo😃

APPA PARTICIPA DE REUNIÃO COM GESTORES DA CULTURA

: Equipe APPA foi recebida no Ministério da Cultura em Brasília (Crédito: Divulgação)

O mês de abril marcou importantes ações da APPA junto às autoridades nacionais ligadas à cultura, ao patrimônio e aos mecanismos de leis de incentivo. 

Na primeira semana do mês, fomos recebidos por integrantes do Ministério da Cultura, em Brasília, para dar andamento às ações e projetos da associação. No MinC, estivemos com o Secretário de Economia Criativa e Fomento à Cultura, Henilton Menezes. Ainda na capital federal, tivemos uma conversa muito produtiva com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

É a APPA buscando sempre um diálogo aberto e transparente com os órgãos gestores da cultura e do patrimônio, pensando em ações que possam beneficiar a sociedade e em democratizar o acesso da população aos bens e atividades culturais, artísticos e patrimoniais

NOVA VISITA À FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

No feriado da Semana Santa, a diretoria da APPA realizou nova visita técnica à Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá, extremo norte do Brasil. 

O monumento, cartão-postal da capital amapaense, vai ser restaurado e requalificado pela APPA, por meio de projeto do Governo do Estado do Amapá e patrocínio do BNDES. Os recursos alocados são da ordem de R$32 milhões.

A proposta é potencializar o turismo, a cadeia econômica da cultura e o fortalecimento do processo de candidatura da estrutura a Patrimônio Cultural da Humanidade junto à Unesco, ao lado de um conjunto de 19 fortificações em todo o Brasil.

A histórica Fortaleza está localizada na capital do Amapá (Crédito: Divulgação)

VISITA À FORTALEZA FOI DESTAQUE NA MÍDIA

Já vislumbrando o início das ações patrimoniais junto à Fortaleza, a imprensa local destacou amplamente a visita técnica da APPA à capital amapaense.

O presidente da APPA, Xavier Vieira, em entrevista ao telejornal da Rede Amazônica Macapá, emissora afiliada Rede Globo (Crédito: Divulgação)

Nos veículos de comunicação do Estado, o presidente da APPA, Xavier Vieira, pode destacar a importância da revitalização e requalificação do local que representa o imenso potencial cultural e turístico que se encontra no norte do Brasil.

REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA: MAIS UM PASSO É DADO

E as viagens da APPA continuaram em abril em prol do nosso patrimônio cultural. No dia 18, assinamos, junto ao Exército Brasileiro, o Protocolo de Intenções para Restauro e Requalificação do Real Forte Príncipe da Beira, em Rondônia. A cerimônia aconteceu no Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

O Forte estrategicamente construído às margens do rio Guaporé, foi fundamental para a defesa do Brasil Colônia contra as invasões espanholas. A edificação abriga em seu entorno uma base do Exército – responsável pela proteção de parte da fronteira com a Bolívia – e uma comunidade quilombola ancestral. Sua construção, datada de 1775, foi imprescindível para a consolidação das nossas fronteiras na região amazônica. 

As ações da APPA no Forte consistirão no resgate das ruínas, na requalificação, revitalização e promoção do patrimônio. Com isso, esperamos contribuir e dotar o estado de Rondônia de um equipamento cultural que pretende fomentar o turismo e a economia regional. 

CENTRO DO PATRIMÔNIO CULTURAL CEMIG AVANÇA

A gente tem ótimas notícias a respeito do Centro do Patrimônio Cultural Cemig, que será implementado no “prédio verde” da Praça da Liberdade. 

Finalizadas as etapas de elaboração do projeto elétrico, a APPA já contratou a primeira etapa para a infraestrutura elétrica do equipamento.

Simulação de um dos espaços previstos para o Centro do Patrimônio Cultural Cemig  (Crédito: Divulgação)

Esse é um importante avanço no sentido de requalificar e restaurar o prédio, possibilitando a democratização do acesso ao bem público, aproximando ainda mais o patrimônio histórico e cultural da sociedade – sua legítima proprietária. 

Consolidar o Centro do Patrimônio Cultural Cemig é inserir mais um equipamento cultural ao Circuito Liberdade, um dos maiores circuitos culturais/turísticos urbanos do mundo.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos