ESCOLA DE TEATRO DO CEFART APRESENTA A QUINTA EDIÇÃO DA ME MOSTRA: EMOLDURANDO URGÊNCIAS

Vinte cinco trabalhos inéditos realizados por estudantes e ex-alunos da instituição compõem a mostra, que acontece de 3 a sete de maio, no Teatro João Ceschiatti. O evento é gratuito.

5ª Edição Me Mostra – Cenas Curtas – Mostra do Curso Técnico de Artes Dramáticas do Cefart

Local: Teatro João Ceschiatti

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Período: 03 de maio a 07 de maio de 2023, às 19h

Acesso Gratuito

Classificação Livre

Informações para o público: (31) 3236-7400

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), apresenta a quinta edição da “Me Mostra – Mostra de Cenas Curtas”, que acontece de 3 a 7 de maio, sempre às 19h. Produzida totalmente pelos estudantes do curso de Teatro, a mostra ocorre no Teatro João Ceschiatti. A programação é gratuita.

Nesta edição, que traz como tema “Emoldurando Urgências”, a mostra se alinha com as questões sociais e políticas, de modo a enfatizar o teatro como lugar de produção de pensamento e reflexão sobre a vida. O evento trará cinco apresentações por dia, totalizando 25 trabalhos inéditos. Em cada dia de evento, uma apresentação será destinada a ex-alunos ou estudantes de teatro de outras instituições.

A mostra é uma proposta dos estudantes para a instituição e carrega, como um de seus objetivos, proporcionar uma experiência completa do fazer artístico, que engloba desde bastidores, promoção de editais ao desenvolvimento de curadoria e todo o processo de criação. O público pode esperar por diversidade poética, estética e racial nas cenas que serão apresentadas no palco do Teatro João Ceschiatti. “A curadoria, realizada por estudantes do Cefart, destinou 50% das cenas às pessoas pretas. Ou seja, se historicamente e estruturalmente podemos observar que, na maioria das vezes, o teatro tem privilegiado uma cena eurocentrada e branca, de modo a endossar o racismo estrutural em nossa sociedade, a “Me Mostra” pretende garantir que o público tenha acesso a uma experiência plural nos modos de fazer e pensar o teatro”, ressalta Paulo Maffei, coordenador da Escola de Teatro.

Na primeira edição de 2023, os alunos do segundo ano vão acompanhar e monitorar os alunos do primeiro ano em toda produção da Me Mostra. Essa dinâmica se repete a cada semestre, onde os veteranos vão ensinando os calouros, formando essa corrente de aprendizado e continuidade do evento. Todo o processo acontece sob a orientação dos professores e coordenadores do curso.

A Me Mostra proporciona ao estudante ampliar o conhecimento sobre o que é o fazer teatral. Muitos têm no evento o primeiro contato com o palco. “Tendo participado da última edição, tanto na organização, quanto apresentando uma cena, e esse ano repetindo essa dobradinha, posso afirmar que é desafiador, mas com certeza, à medida que conseguimos realizar aquilo que nos propomos, é uma experiência engrandecedora, que nos agrega muita confiança e autonomia” conta Sarah Freitas, aluna do curso de Teatro do segundo ano.

ME MOSTRA – Realizada pela primeira vez em 2017, a iniciativa nasceu da necessidade de os alunos vivenciarem experiências de criação desde o início do curso, num espaço experimental, criador e democrático, que contribuísse para a formação profissional. Na programação entram cenas de alunos oriundos de todas as turmas, do 1º ao 3º ano, e de ex-alunos convidados de várias gerações do Cefart. As cenas curtas têm transporto os palcos do Palácio das Artes e chegado em mostras externas, como o Festival do Galpão Cine Horto e A-Mostra.lab.

Texto: Fundação Clóvis Salgado

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos