APPA INFORMA N°17: INFORMATIVO MENSAL DA APPA – ARTE E CULTURA

O mês de abril começou cheio de novidades e o APPA Informa traz as principais notícias pra você ficar por dentro de tudo que está acontecendo😃

APPA INSTITUCIONALIZA SEU COMITÊ DE DIVERSIDADE

Buscando sempre preservar, valorizar, divulgar e ampliar as ações de seu Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão –  DE&I, a APPA realizou um grande encontro em sua sede, com funcionários e apoiadores, para institucionalizar o Setor e difundir suas iniciativas.

Em ação pioneira, a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes inseriu o Comitê como parte de sua estrutura administrativa, conforme anunciou durante o encontro o presidente Xavier Vieira, afirmando que “agora o Comitê vai passar a fazer parte da Instituição, ou seja, isso transcende a gestão atual e coloca a obrigatoriedade e a responsabilidade da APPA em tê-lo dentro de sua estrutura e de seu desenvolvimento estratégico”. 

O evento contou com uma dinâmica proposta pelo professor da UFMG, Rodrigo Ednilson de Jesus, que palestrou sobre raça e diversidade (Crédito: Poly Acerbi)

APPA É DESTAQUE NO DIÁRIO DO COMÉRCIO

Importante veículo de informação do mercado financeiro e do empresariado brasileiro, o Diário do Comércio apontou, em matéria especial no início do mês de março, os dados histórico da APPA, com o título: “Appa já captou R$ 260 mi em recursos financeiros – Em 30 anos, desenvolveu, gerenciou e executou mais de 235 projetos”. 

Na matéria assinada pela jornalista de economia Daniela Maciel, é destacado que “nos últimos cinco anos – justamente quando o cenário político se tornou mais duro e a tragédia humana e econômica da Covid-19 se abateu sobre toda a sociedade a partir de 2020 – a profissionalização da gestão fez com que a Appa tivesse um salto de qualidade e uma forte expansão das atividades. Nesse período, a associação passou de 60 para 144 colaboradores e ampliou a abrangência para além das fronteiras do Estado, desenvolvendo parcerias no Amapá, Maranhão, Pará e Rondônia”.

PALÁCIO DA LIBERDADE RECEBE EXPOSIÇÃO INÉDITA “SANCTUS”

Item que compõe a exposição “Sanctus” (Crédito: Poly Acerbi)

Nesse período de celebrações religiosas, o público poderá ver de perto a mostra “Sanctus”, que reúne acervo artístico e religioso do Palácio da Liberdade e da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte. Essa é a primeira vez que o acervo da Igreja será exposto.

“Sanctus” tem a curadoria do designer e cenógrafo Rodrigo Câmara, em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva. A exposição faz parte do Projeto Minas Santa e do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, ações que acontecerão em diversos espaços da capital mineira e de cidades do interior durante a Semana Santa. O Programa Receptivo do Palácio da Liberdade, gerido pela APPA, fará o acolhimento do público presente durante a exposição.

UM PATRIMÔNIO DE PORTAS ABERTAS PARA A GAROTADA

Com o retorno das visitas educativas e escolares neste primeiro semestre, o Palácio da Liberdade divulgou a agenda de visitação, aberta agora de quarta a sexta-feira para instituições de ensino. Já a visitação regular continua acontecendo de quarta-feira a domingo, sem necessidade de retirada de ingressos.

Para as escolas interessadas em participar da visitação, o agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

Visita dos alunos da Escola Municipal Sebastião Guilherme de Oliveira em 2022 (Crédito: Poly Acerbi)

O Receptivo do Palácio oferece água para os visitantes, mas solicita, como forma de evitar a geração de resíduos de plástico, que os visitantes levem seus recipientes, como garrafinhas. O público-alvo das visitas educativas são alunos da rede pública do ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. 

Esse informativo é produzido pela Assessoria de Comunicação da APPA – Arte e Cultura.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos