PALÁCIO DA LIBERDADE RECEBE A INÉDITA EXPOSIÇÃO “SANCTUS”

Mostra, que integra o Projeto Minas Santa, reúne acervo artístico e religioso do equipamento cultural e da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem

Pela primeira vez, o acervo da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da capital mineira, e peças de cunho religioso do Palácio da Liberdade serão apresentados ao público na exposição “Sanctus”. A mostra entra em cartaz nesta quinta-feira (30/03), no Salão Rosa, ao lado do torreão esquerdo do principal cartão-postal do Circuito Liberdade. A curadoria é do designer e cenógrafo Rodrigo Câmara, em parceria com o padre Marcelo Souza e Silva, pároco da Boa Viagem.

“Meu trabalho de curador e antiquário é detectar as peças com valor histórico e patrimonial e salvaguardar esses objetos”, afirma Câmara. A escultura de Nossa Senhora da Boa Viagem, que ficava na antiga capela demolida para a construção do atual templo, concebida presumivelmente em 1809, é um dos destaques da mostra. Um vitral, descoberto durante a curadoria, que fazia composição com a Sala de Banquete e havia sido retirado para a instalação do elevador no Palácio da Liberdade, também é um dos pontos altos da exposição. De acordo com Câmara, faltavam duas peças ao vitral e foi preciso realizar um trabalho de recomposição da peça “para ganhar conotação expográfica”.

O trabalho da curadoria também passou por requalificar 15 salas no térreo, andar intermediário e segundo pavimento. O processo garantiu a valorização de mobiliário. Um dos espaços readequados é a Sala Rosa, ao lado do torreão esquerdo, que a partir de agora passa a ser um novo espaço para exposições temporárias.

Acervo Boa Viagem

Do acervo cedido pela igreja da Boa Viagem estão cálices, patenas (pequenos pratos utilizados nos atos litúrgicos durante a comunhão), coroas e castiçais, além de documentação histórica do Palácio – três telas com informações sobre a história de sua construção, de seu acervo e de artistas mineiros que serão inventariados para integrar futuramente o acervo da Pinacoteca e do Centro de Patrimônio Cemig.

“Presente na história ocidental há 2.000 anos, a Paixão de Cristo, descrita nas artes plásticas, no teatro, na música e nas manifestações da cultura popular, estará presente na exposição ‘Sanctus’, que nesse ato se tornará o centro do projeto de turismo cultural da Semana Santa, juntando-se à Praça da Liberdade e às manifestações da fé de forma ampla presentes no cotidiano do Estado”, salienta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

A exposição faz parte do Projeto Minas Santa e do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, ações que acontecerão em diversos espaços da capital mineira e de cidades do interior durante a Semana Santa. “Arte, fé, cultura e história são pontos que podem ser agentes motivadores para o crescimento do turismo religioso em Minas”, destaca Câmara sobre a importância de se recuperar esse patrimônio e os atos litúrgicos.

Valorização

Para Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, que coordena as ações no Palácio da Liberdade, “Sanctus” é a celebração da síntese da arte de Minas Gerais por meio da fé. “No palácio que simboliza o sentimento de liberdade que une nosso povo, recebemos, na programação do Minas Santa, essa magnífica exposição que é um convite para celebrarmos esse importante momento para nossa cultura”, afirma o gestor.

“A APPA atua na preservação da nossa memória e do nosso patrimônio material e imaterial. A partir de nossa atuação no Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, buscamos trazer novas perspectivas históricas desse equipamento tão emblemático. A exposição ‘Sanctus’ alcança e valoriza nossa cultura religiosa, fundamental na formação da identidade de toda localidade, mas com grande força em Minas Gerais”, considera Xavier Vieira, presidente da APPA – Arte e Cultura.

A exposição “Sanctus” também poderá ser visualizada de forma virtual no Instagram @palaciodaliberdademg.

A realização é do Ministério da Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Viabilizado pelo projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, Pronac 193896, financiado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal. O patrocínio é da Copasa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE VISITAÇÃO PÚBLICA

Visitação ao interior e aos jardins do Palácio: o acesso é pelo portão principal, com inscrições por ordem de chegada para o interior da edificação.

Visita espontânea: quarta a sexta-feira, das 12h às 17h | Sábado e domingo, das 10h às 17h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 50 pessoas por vez).

Visita mediada: quinta e sexta-feira, às 15h | sábado e domingo, às 11h e 15h (acesso ao interior e aos Jardins gratuito com grupos de, no máximo, 25 pessoas por vez).

Visita livre aos jardins: quarta a sexta-feira, das 12h às 18h | Sábado e domingo, das 10h às 18h.

ATIVIDADE EXTRA

Troca de Guarda: dia 1/4, das 10h às 12h. Com ritos especiais saudando o mês de abril, que marca o Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Orquestra Sinfônica de MInas Gerais: apresentação às 11h na Tenda dos Jardins, com exposição de viaturas históricas da PMMG.

PROGRAMAÇÃO PROJETO MINAS SANTA

Exposição “Sanctus”: Correalização da Fundação Clóvis Salgado e APPA. Abre dia 30/3, às 17h. De quarta a sexta-feira, das 12h às 17h; sábado e domingo, de 10 às 17h. Até 30/4.

Oficina de Tapetes Devocionais: dia 1/4, a partir das 13h, na Praça da Liberdade.

“Crônicas da Paixão”: dia 1/4, às 16h. Encenação da “Paixão de Cristo” pelo Grupo Teatro do Oprimido / Monte das Oliveiras, do município de Alpinópolis.

Domingo de Ramos: dia 2/4, Palácio da Liberdade abre os portões mais cedo para acolher a Procissão de Ramos, que sairá às 8h da Igreja da Boa Viagem, passando pelos tapetes devocionais na Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, e encerrando com missa campal em frente ao Palácio da Liberdade, às 9h, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Geovane.

ATIVIDADE PARALELA

Visitas educativas: de quarta a sexta-feira, no período da manhã e da tarde. Para grupos de 15 a 50 pessoas. O público-alvo são alunos da rede pública do ensino Fundamental I, Fundamental II e Médio. Inscrições com agendamento prévio pelo link. Mais informações pelo e-mail pl.educativo@appa.art.br.

ATENÇÃO

O Palácio está FECHADO à visitação às segundas e terças-feiras.

Todas as modalidades de visitação são GRATUITAS. Não é necessário retirar ingresso.

Foto: Poly Acerbi

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos