MAESTRO ARGENTINO HERNÁN SÁNCHEZ ASSUME O CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS

Estreia à frente do Corpo Artístico da Fundação Clóvis Salgado acontece em 9 de março, durante concerto na Igreja São José

CORAL LÍRICO NA CIDADE | ESTREIA DE HERNÁN SÁNCHEZ NA REGÊNCIA TITULAR DO CLMG

Data: 9 de março (quinta-feira)

Horário: 19h

Local: Igreja São José

(Rua dos Tupis, 164 – Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3236-7400

A partir desta semana, o maestro argentino Hernán Sánchez assume como Regente Titular do Coral Lírico de Minas Gerais. Sua estreia para o público está marcada para o dia 9 de março (quinta-feira), na abertura da série Coral Lírico na Cidade, que será apresentada às 19h na Igreja São José. Sánchez já faz parte da trajetória do Corpo Artístico, tendo sido convidado a dirigir o CLMG durante a comemoração de 40 anos, em 2019. Após alguns concertos como convidado, com destaque para o sucesso de “Petite Messe Solennelle” e “Réquiem de Mozart” em 2022, Sánchez assume a titularidade do CLMG, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado que o recebe de braços abertos em sua nova trajetória.

Para o maestro, é uma honra muito grande assumir a regência de um Corpo Artístico tão profissional como o Coral Lírico de Minas Gerais. “É uma responsabilidade muito grande, já que o CLMG tem muita história, e representa toda Minas Gerais, um estado tão importante para o Brasil. Eles são para mim a cultura de um povo através do canto, através da música”, celebra Sánchez. “Eles fazem as representações mais diversas, como a que vamos apresentar em nosso próximo concerto no Grande Teatro, dedicado à música brasileira. É um prazer dirigir um Corpo Artísitico de nível musical tão grande, e esse é um trabalho que faço com muito carinho para a comunidade mineira. Vamos adiante com a possibilidade de fazer boa música, boa arte. Quando desfrutamos da música podemos ver a vida de uma forma muito melhor”, conclui o maestro.

Sánchez trabalhará com o CLMG um repertório diversificado e para todos os públicos, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais. Natural de Buenos Aires, Hernán Sanchez Arteaga estudou no Conservatório Alberto Ginastera em Morón, onde estudou canto, guitarra e regência coral, disciplina na qual foi orientado por Roberto Saccente, Antonio Russo, Werner Pfaff e Néstor Zadoff. Estudou canto no Instituto Superior de Arte do Teatro Colón. Integrou os coros estáveis do Teatro Argentino de la Plata, Nacional de Jóvenes e Teatro Colón, como tenor.

Foi convocado em diferentes ocasiões como preparador de ópera para o Juventus Lyrica, e também dirigiu os coros nas temporadas do Juventus Lyrica nos títulos A Flauta Mágica, Medea, Orfeo, Contos de Hoffmann, O Barbeiro de Sevilha e Lucia di Lammermoor. Como maestro, regeu para a Juventus Lyrica as óperas Lucia di Lammermoor, Carmen, Barbero de Sevilla, Magic Flute, Norma, El Murciélago. Exerceu também uma forte atividade de direção de repertório coral sinfônico: regeu Réquiem, de W.A Mozart, Messiah, de G.F.Haendel, Magnificat, de J.S.Bach, dentre outros. Desde 2014 é responsável pela direção do Coro Estável do Teatro Argentino de La Plata, com o qual prepara diferentes obras do repertório operístico, sinfônico e a cappella.

Apresentação de estreia – O concerto a ser apresentado na Igreja São José tem regência do novo maestro titular e participação do pianista Fred Natalino, e objetiva mostrar toda a expertise do Corpo Artístico com repertório variado, indo desde a música barroca até a estética atual. Abrindo o programa, o CLMG interpreta a belíssima composição “Crucifixus”, do barroco italiano Antonio Lotti. Sua peça mais conhecida explora em sua abertura o tema da crucificação de Jesus através da hábil concatenação de dissonâncias em cascatas, gerando a expressão da dor e do sofrimento.

O ano de 2023 celebra os 190 anos de nascimento do compositor Johannes Brahms, um dos mais importantes criadores do romantismo musical e da história da música de concerto. Em homenagem ao compositor, CLMG interpretará a obra “Nänie”, composta a partir do poema homônimo de Friedrich Schiller. Brahms compôs essa obra em 1881, em memória de seu falecido amigo Anselm Feuerbach. “Nänie” é uma lamentação sobre a inevitabilidade da morte, cheia de beleza e doçura.

A apresentação prossegue com “Pater Noster”, de Heitor Villa-Lobos, que mostra a versatilidade composicional do gênio do modernismo brasileiro com uma obra de caráter polifônico arcaico que, no entanto, apresenta momentaneamente as harmonias típicas do compositor. Em “Choose Something Like Star”, de Randall Thompson, as harmonias doces e coloridas são centrais na construção de um clima poético, onde o eu lírico contempla as estrelas e as questiona em toda sua eternidade e distância. Já “Alleluia”, também de Randall Thompson, nas palavras de Carl Schmidt, “foi gravada em todo o mundo por cantores de todas as idades, merecendo ricamente seu lugar elevado no panteão das obras-primas corais.”

Seguindo o programa, o CLMG interpreta a peça “De profundis”, de J.A. Pamintuan. O compositor criou um clima dinâmico cheio de tensão rítmica e harmônica ao confrontar um ritmo repetitivo nas vozes graves e melodias que se chocam nas vozes agudas. O efeito é pós-moderno na expressão, sem abrir mão de belos arcos melódicos e expressivos contrapontos. A apresentação se encerra com toda a vivacidade da música afrodescendente dos Estados Unidos com um arranjo especial de “Ride on King Jesus”.

Texto: Fundação Clóvis Salgado

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos