EXPOSIÇÃO “NO BALANCÊ, BALANCÊ: FIGURINOS E ADEREÇOS” É INAUGURADA NO PALÁCIO DA LIBERDADE

Aproveitando a temática do Carnaval, mostra faz parte da programação do Atrium da Liberdade, iniciativa que vai promover encontros culturais e momentos de descanso na Praça da Liberdade durante os dias de folia, e apresenta peças exclusivas do acervo do CTPF, da Fundação Clóvis Salgado

NO BALANCÊ, BALANCÊ: FIGURINOS E ADEREÇOS | CARNAVAL DA LIBERDADE 2023

Data: 9 de fevereiro (quinta-feira) a 27 de fevereiro (segunda-feira)

Dias e horários:

9, 10, 16, 17, 23 e 24/02 | 14h às 17h

11, 12, 25 e 26/02 | 10h às 17h

18 e 19/02 | Fechado

Local: Palácio da Liberdade

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3236-7400

A mostra reúne trabalhos do artista visual Décio Paiva Noviello, explorando a relação que ele manteve com a produção de figurinos operísticos, em especial, para as montagens da Fundação Clóvis Salgado – FCS. Hoje, parte deste acervo se encontra sob a guarda do CTPF – Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado, da Fundação Clóvis Salgado, espaço destinado à confecção e à salvaguarda das peças e cenários das montagens da FCS.

Para o presidente da APPA – Arte e Cultura, Xavier Vieira, “essa exposição vem externar um pouco do trabalho desenvolvido pela APPA junto ao CTPF, o de salvaguardar e zelar de parte do patrimônio artístico da Fundação Clóvis Salgado, que é a manutenção das peças criadas para os grandes espetáculos e óperas produzidos pela Fundação ao longo dos anos”. O acesso para visitar o Palácio da Liberdade é feito mediante retirada de ingresso no Sympla ou na portaria do local, na Av. Cristóvão Colombo, e é limitado a 30 pessoas por hora.

Sobre a exposição

A Exposição “No Balancê, Balancê: Figurinos e Adereços” contará com figurinos completos e adereços confeccionados por Décio Noviello, exclusivamente para a ópera Turandot (Giacomo Puccini), realizada em 2004. A mostra celebra o trabalho de Noviello como artista, exaltando sua ampla atuação como aderecista capaz de unir os mais diversos elementos em acessórios e figurinos repletos de magnitude. O artista também contribuiu na realização de cenografias e figurinos para balés, óperas e peças teatrais produzidas pela FCS, além de outras mostras de artes plásticas. Além da sua rica produção no campo das artes visuais e no cenário de ópera belo-horizontino, Noviello construiu um legado para a produção carnavalesca de Minas Gerais.

O Atrium da Liberdade é um conjunto diverso de atividades que funcionarão na Praça da Liberdade, do dia de 18 de fevereiro (sábado) a 21 de fevereiro (terça-feira) de 2023, das 9h às 18h.

Uma programação diversa, com aulas, oficinas, dicas de customização, maquiagem, música e dança será oferecida no Atrium da Liberdade, uma das ações do Carnaval da Liberdade. O ambiente vai celebrar a mistura e a convivência entre o tradicional e o contemporâneo, o erudito e o popular, ressaltando as principais características da festa de Momo na capital.

*Com informações da Fundação Clóvis Salgado.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos