ESQUENTANDO OS TAMBORINS NO PALÁCIO DAS ARTES

O Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, da Fundação Clóvis Salgado, entra no clima do carnaval e será palco de apresentação gratuita dos três corpos artísticos da Fundação, em conjunto com a Escola de Samba Canto da Alvorada

Esquentando os Tamborins – Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia

Dias 14 e 15/2 – 12h

Entrada franca – RETIRE SEU INGRESSO AQUI

Grande Teatro Cemig Palácio das Artes

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – BH

Carnaval combina com música clássica? A Fundação Clóvis Salgado (FCS) garante que essa mistura dá certo sim. Já no clima da folia, será apresentado, nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o concerto de carnaval batizado de Esquentando os Tamborins – Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia. A iniciativa tem a correalização da APPA – Arte e Cultura.

A apresentação contará com as presenças de músicos do Coral Lírico Minas Gerais (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da tradicional Escola de Samba de Belo Horizonte Canto da Alvorada. O repertório traz canções carnavalescas, que representam a tradição da folia brasileira. 

As apresentações gratuitas fazem parte da série Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia e o concerto será conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da OSMG.

Concerto de Carnaval

As apresentações demonstram toda a versatilidade, criatividade e excelência dos integrantes dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado. O programa traz arranjos repletos de temas carnavalescos e dois movimentos elaborados no período em que os Corpos Artísticos paralisaram suas atividades em virtude da pandemia de COVID-19. 

Os concertos apresentados serão Quando o Carnaval Volta; uma homenagem das FCS aos diversos blocos de rua que desfilam pela capital nos dias de folia; e o Canto da Alvorada, que foi criado em parceria com a Escola de Samba, que empresta alguns de seus membros para a apresentação no Grande Teatro. Todos os arranjos foram compostos pelo pianista do CLMG, Fred Natalino.

Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e Circuito Liberdade, apresentam o Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia – Esquentando os tamborins. A correalização é da APPA – Arte e Cultura. Mantenedores: Cemig e Instituto Cultural Vale. Patrocínio master da ArcellorMittal. Patrocínio da Usiminas. Apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. A promoção é da Rede Minas e Rádio Inconfidência.

Esquentando os Tamborins – Sinfônica e Lírico ao Meio-Dia

O repertório das apresentações proporcionam aos espectadores uma imersão pelos sons do carnaval, começando pelas aberturas com trechos de celebradas canções de Chico César, Elba Ramalho e Carlinhos Brown. As aberturas remetem aos momentos em que os artistas se apresentaram no Sinfônica Pop, tradicional série da FCS, em que músicos da MPB são convidados pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais para celebrar a música popular nacional e os ritmos afro-brasileiros.

André Brant, regente-assistente da OSMG, responsável pela condução das apresentações, afirma que a opção desse ano foi escolher somente arranjos do compositor e pianista Fred Natalino, o que diferencia o repertório das outras apresentações, em que o concerto Esquentando os Tamborins foi realizado, quando havia outras músicas, algumas inclusive eruditas. “Não tem nenhuma música erudita. Não teremos também a presença de banda, que muitas vezes deixa o caráter da apresentação mais popular, mas dessa vez, somente instrumentos acústicos, então é uma mistura de música erudita com popular, o que torna, na minha opinião, muito mais interessante”, salientou.

O concerto Esquentando os Tamborins aconteceu em 2019 e em 2020. Em 2023, o programa volta, simultaneamente ao retorno das comemorações de rua do carnaval em Belo Horizonte, que foram canceladas ou restritas nos últimos dois anos. 

Fundação vira enredo de escola de samba

Considerada a maior Escola de Samba de Belo Horizonte, a agremiação Canto da Alvorada surgiu em 1979, tem sede no bairro Planalto, região Norte da cidade, e é, atualmente, aquela que detém o maior número de títulos, totalizando a marca de 17 vezes campeã do Carnaval de BH. Em outubro de 2021, ano em que o Palácio das Artes completou seu cinquentenário, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) foi presenteada com o lançamento do samba-enredo “A saga da cultura nos 50 anos de história dessa casa que é do povo, sempre regada de memórias” em homenagem à instituição. Retribuindo a honraria, Fred Natalino compôs, com base no samba-enredo, o arranjo Canto da Alvorada, que encerra este concerto mais que especial.

Neste ano, após o período crítico da pandemia, a escola enfim levará o samba-enredo para as ruas da capital. 

*Com informações da Fundação Clóvis Salgado.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos