MOSTRA ESPECIAL TRILOGIA DO ANEL APRESENTA VERSÕES ESTENDIDAS DOS FILMES BASEADOS NAS OBRAS DE J. R. R. TOLKIEN

O evento acontece gratuitamente do Palácio das Artes e conta com sessão comentada pelos críticos de cinema Yasmine Evaristo e Cleiton Lopes

Celebrando uma franquia lançada no período natalino do começo dos anos 2000 e que se tornou um grande clássico cinematográfico das festividades de final de ano, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) em parceria com a APPA – Arte e Cultura, apresenta a mostra Especial Trilogia do Anel, com as versões originais e estendidas dos filmes baseados na obra do escritor britânico J. R. R. Tolkien (1892-1973). As sessões acontecem entre os dias 27 (terça-feira) e 29 de dezembro (quinta-feira), a partir das 15h, no Cine Humberto Mauro, e serão as últimas exibições antes do período de recesso da sala. A entrada é gratuita. A programação inclui ainda uma edição da série História Permanente do Cinema, com o primeiro filme da trilogia, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001). A sessão comentada ocorre no dia 27 de dezembro (primeiro dia da mostra), logo após o filme, com a presença dos críticos de cinema e pesquisadores Yasmine Evaristo e Cleiton Lopes. Os ingressos para os filmes serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.

Os três filmes, dirigidos simultaneamente pelo cineasta neozelandês Peter Jackson, seguem a jornada do hobbit Frodo, que vive na Terra-Média, e recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno, que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, ele terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo, medo e personagens peculiares. Os três longas-metragens, A Sociedade do Anel, As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003), somam mais de nove horas de duração, e foram adaptados a partir dos romances escritos por Tolkien entre 1937 e 1949. A história começa como sequência de um livro anterior de Tolkien, O Hobbit, e logo se desenvolve numa trama muito maior. Embora Tolkien tenha planejado o lançamento em volume único, a trilogia foi originalmente publicada em três volumes, entre 1954 e 1955, e foi assim que tanto os livros quanto os filmes se tornaram imensamente populares.

Embora não tenham relação temática com o Natal ou a virada de ano, os três filmes da Trilogia do Anel foram lançados neste período, há cerca de vinte anos. Vitor Miranda, gerente do Cine Humberto Mauro e curador da mostra, destaca que este foi um dos motivos para a realização das exibições na reta final de 2022. “A gente pensou no fechamento do ano para tentar capturar justamente esse mesmo furor que aconteceu em 2001, 2002 e 2003, quando os filmes foram lançados. Eles estrearam [no Brasil] perto do Natal e do Ano-Novo. O Retorno do Rei foi lançado justamente no Natal. E eu não acho que foi à toa. Acredito que é uma época do ano na qual a gente está propenso a se encantar com coisas lúdicas, a estar mais abertos para narrativas de fantasia. Eu creio que é um momento que nós queremos ser um pouco escapistas, e justamente fazer maratonas, porque muita gente vai estar de folga, ou de férias, então é um período que inspira um pouco essa mitologia que o Tolkien traz”, ressalta. Nos três dias da mostra, os filmes serão exibidos em sequência, reforçando a compreensão da trilogia como uma linha do tempo dos acontecimentos que compõem o enredo.

Além do corte original lançado nos cinemas, a mostra Especial Trilogia do Anel contará também com as versões estendidas dos filmes. Com acréscimos de quase 1 hora em cada filme, a trilogia com o conteúdo adicional alcança uma duração de quase 12 horas de filmes.

A trilogia O Senhor dos Anéis recebeu, no total, 30 indicações ao Oscar, tendo conquistado 17 estatuetas. Os três títulos foram finalistas ao prêmio de Melhor Filme, e são também obras muito populares, tendo faturado, em conjunto, cerca de 3 bilhões de dólares nas bilheterias de todo o mundo. O Retorno do Rei, em específico, atingiu a marca histórica de 1,1 bilhão de dólares.

ESPECIAL TRILOGIA DO ANEL | CINE HUMBERTO MAURO

Data: 27 (terça-feira) a 29 de dezembro (quinta-feira)

Horário: A partir das 15h

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Variável

ENTRADA GRATUITA

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos