SESSÃO CEMIG DE CINEMA MINEIRO CELEBRA PRODUÇÕES ESTADUAIS

Em parceria com a CEMIG e visando divulgar e valorizar a produção cinematográfica de Minas Gerais, filmes de autores mineiros serão destaques na programação do Cine Humberto Mauro nos meses de novembro e dezembro.

A Sessão Cemig de Cinema Mineiro apresentará nos dias 8 de novembro (terça-feira) e 19 de dezembro (segunda-feira), sempre às 19h30, curtas-metragens e longas-metragens de autores mineiros, em sessões gratuitas.

No dia 8 de novembro o público poderá conferir uma sessão de três curtas mineiros: Marina Não Vai à Praia (2014), Nascente (2005) e Dona Sônia Pediu Uma Arma Para Seu Vizinho Alcides (2011). Já no dia 19 de dezembro a sessão conta com o aclamado longa O Palhaço (2011).

A sessão é apresentada pela Cemig, maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as a diversidade nas expressões artísticas no estado. A Sessão CEMIG de Cinema Mineiro celebra o cinema produzido pelos mineiros e patrocinado pela Empresa ao longo de várias décadas.

Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado e da CEMIG, apresentam a Sessão CEMIG de Cinema Mineiro, que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da Cemig, ArcellorMittal, AngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO

08/11 (terça-feira) | 19h30

Marina Não Vai à Praia (Cássio Pereira dos Santos, 2014) | Livre | 17min

Um grupo de adolescentes do interior de Minas Gerais prepara uma excursão para o litoral. Marina, uma adolescente com síndrome de Down, deseja conhecer o mar. Impedida de viajar com sua irmã, ela busca outros caminhos para realizar o seu sonho.

Nascente (Helvécio Marins, 2005) | Livre | 16min

A história de um homem em uma canoa que começa sua viagem pelo Rio Arrudas, depois Rio das Velhas, até chegar ao Rio São Francisco, passando por cinco estados banhados pelos rio: Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, até desaguar no mar. A vida flui e se renova como a água, o destino torna-se nascente.

Dona Sônia Pediu Uma Arma Para Seu Vizinho Alcides (Gabriel Martins, 2011) | 12 anos | 18min

Dona Sônia quer vingança. Em um jogo de representações cinematográficas e sociais, essa é a vingança de Dona Sônia, uma dona de casa. Ela encontra em Alcides, seu vizinho, e em André, o realizador do documentário, a oportunidade de vingar a morte de seu filho. É a partir do cinema que a vingança da personagem ganha existência, pois passa de simples relato a uma narrativa – uma experiência transmissível em toda sua profundidade.

19/12 (segunda-feira) | 19h30

O Palhaço (Selton Mello, 2011) | 10 anos | 1h28

Benjamim (Selton Mello) trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José). Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia.

Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar Lola (Giselle Mota), a mulher que cospe fogo, os irmãos Lorotta (Álamo Facó e Hossen Minussi), Dona Zaira (Teuda Bara) e o resto dos amigos da trupe. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos