FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO APRESENTA MOSTRA ESPECIAL COM FILMES NATALINOS

A programação inclui as franquias Gremlins, Esqueceram de Mim e Duro de Matar no Cine Humberto Mauro

Celebrando a proximidade do período natalino, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta a mostra Especial de Natal em correalização com a APPA – Arte e Cultura, com filmes das memoráveis franquias Gremlins, Esqueceram de Mim e Duro de Matar. As sessões acontecem entre os dias 20 (terça-feira) e 23 de dezembro (sexta-feira), em horários variados, no Cine Humberto Mauro. A entrada é gratuita. A programação inclui ainda uma edição da série História Permanente do Cinema, com o filme Duro de Matar (1988). A sessão comentada ocorre no dia 21 de dezembro (quarta-feira), a partir das 17h30, com a presença do crítico de cinema Renan Eduardo. Os ingressos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.

A já tradicional mostra de Natal, traz nesta edição três queridas franquias que são lembradas e ambientadas no período natalino. O público terá a oportunidade de conferir, na tela do cinema, obras que fazem parte do imaginário do período em diferentes gêneros cinematográficos: ação e suspense com Duro de Matar e Duro de Matar 2 (1990), primeira sequência da franquia; comédia e drama com Esqueceram de Mim (1990) e Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York (1992), também a primeira continuação da série; e também um misto de fantasia, suspense, terror e comédia com Gremlins (1984) e sua única sequência, Gremlins 2: A Nova Geração (1990). Cada um dos filmes será exibido duas vezes ao longo da mostra.

A mostra Especial de Natal de 2022 é o resgate de uma tradição que não acontecia presencialmente desde 2019, este ano traz um diferencial em relação à escolha dos filmes, como detalha Vitor Miranda, gerente do Cine e curador da mostra. “Eu escolhi essas três franquias para o Especial de Natal um pouco para quebrar o que a gente vinha fazendo antes da pandemia. Eram filmes mais clássicos, mais indiscutivelmente de Natal, e que às vezes as pessoas não assistiam tanto, mas que o Cine Humberto Mauro trazia. Dessa vez a gente selecionou filmes que são muito vistos nessa época de Natal. As pessoas voltam para essas obras às vezes todos os anos. Mas eu acho que vai ser uma oportunidade de o público assistir a esses filmes no cinema, porque tem uma certa geração que não viu na tela grande e outra que viu, mas já há 30 anos. Então essa curadoria de 2022 está nesse lugar, de franquias bem conhecidas pelo público”, explica.

Na seleção estão seis filmes lançados entre meados dos anos 1980 e o início da década de 90. Embora bastante diferentes, as obras têm em comum o fato de suas histórias serem atravessadas de algum modo pelo Natal. “São três franquias bem diferentes entre si. O Esqueceram de Mim coloca o Natal de uma forma mais tradicional, é um filme natalino. Já o Duro de Matar e até o Gremlins fogem um pouco do que poderíamos chamar de filme natalino, embora o Duro de Matar, por exemplo, seja um filme de Natal. Apesar de ser uma obra muito violenta, envolvendo terroristas, existem elementos que reforçam isso. Não só o fato de se passar na véspera da data e ter a decoração e a ambientação características. Além disso, constantemente no filme é feita essa pontuação da festividade, e por vezes tem músicas natalinas tocando. Então é um filme de ação, violento, mas que é natalino. É algo curioso a gente incluir ele nessa seleção. Já o Gremlins tem essa coisa fantasiosa, mas ele também tem algo bem macabro. Então temos essas três franquias que se passam no Natal e têm temas natalinos, mas vão explorar gêneros cinematográficos diferentes”, destaca Vitor Miranda.

ESPECIAL DE NATAL | CINE HUMBERTO MAURO

Data: 20 (terça-feira) a 23 de dezembro (sexta-feira)

Horário: Variável

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte)

Classificação Indicativa: Variável

ENTRADA GRATUITA

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro a partir de 1 hora antes de cada sessão.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos