COPASA LEVA AO PALÁCIO DA LIBERDADE A ORQUESTRA JOVEM DAS GERAIS

Cantata é gratuita e promete comover o público com um repertório natalino para celebrar o período

Como incentivadora do patrimônio e da cultura em Minas Gerais, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai promover neste domingo (11/11), às 18h, uma emocionante apresentação da Cantata de Natal com a Orquestra Jovem das Gerais nas históricas janelas e sacadas do Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas. O espetáculo é gratuito e promete comover o público com um repertório natalino para celebrar o período.

O evento, patrocinado pela Companhia, integra a programação do Natal da Mineiridade, lançado neste mês pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Até 6 de janeiro, os visitantes poderão se encantar com as luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade.

Fundada em 1997, com a proposta inicial de integrar e atender crianças e adolescentes da região de Contagem/MG por meio do ensino e da prática musical, a Orquestra Jovem das Gerais beneficia estudantes da rede pública de educação. Com 25 anos de existência, a orquestra tem uma gama de apresentações no Brasil e nos festivais internacionais, como na Alemanha, República Checa, Suécia, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Argentina, dentre outros.

Durante todo este tempo, o projeto já incentivou cerca de 2.200 alunos, que atualmente fazem parte dos músicos profissionais de outras instituições e inúmeros que estão cursando música nas Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Australian Guild Of Music Education, Haute École de Musique de Genève – HEM, Mannes College The New School for Music – New York – U.S.A.

O projeto atende cerca de 250 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com oficinas de variados instrumentos de cordas e sopros e aulas teóricas de música. A partir da educação musical, a orquestra tem como meta transformar a vida das crianças e jovens, bem como a de suas famílias, para que se tornem cidadãos com novo olhar sobre a sociedade

A   Copasa como patrocinadora do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, proposto pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, desde 2021, tem como objetivo investir na manutenção e na preservação do patrimônio cultural do Estado, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e para a promoção do patrimônio enquanto mecanismo de afirmação da identidade de um povo. Além disso, o investimento é o caminho de fortalecimento da marca e de sua reputação, por meio do estreitamento das relações com diversos públicos, tais como clientes, investidores, acionistas e outros.

Natal da Mineiridade

 Lançado no último dia 5, o Natal da Mineiridade impressiona quem passa pela Praça da Liberdade. Além da decoração de Natal, a programação inclui iluminação de espaços e prédios públicos, cantatas e presépios, dentre outras atrações, que refletem a nossa religiosidade, na hospitalidade, o jeito mineiro de viver o Natal.

O Natal da Mineiridade representar um verdadeiro encontro para as várias culturas de Minas Gerais. Na Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa mostra as tradições natalinas nas diferentes regiões do Estado. O local está dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas é representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino em locais, como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas, Zona da Mata, entre outras.

No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais durante o período natalino. Além da decoração já tradicional do espaço, será inaugurada uma com presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha.

A proposta deste ano é que as múltiplas linguagens artísticas, como a música, o teatro, a literatura, as performances interativas e as artes visuais, a cultura popular tradicional se reúnam na Praça da Liberdade proporcionando grandes encontros em torno dos festejos natalinos. Com essa iniciativa, o Circuito Liberdade se torna uma vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.

FOTO: Divulgação Orquestra Jovem das Gerais

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos