20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra

Criada em 1971, a data foi formalizada nacionalmente em 2003, como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

Mas foi só em 2011 que o dia 20 de novembro se tornou uma data comemorativa. Antes, o Dia figurava apenas como uma efeméride no calendário escolar.

Embora não seja feriado nacional, o Dia da Consciência Negra é oficializado em mais de mil cidades brasileiras, em cinco estados, sendo eles: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A ocasião é dedicada à reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra para o Brasil.

Em contraposição ao 13 de maio, data de assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, o Dia 20 de novembro foi proposto na década de 1970 pelo Grupo Palmares, em referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi dos Palmares é considerado o maior líder negro na história Brasil e fez da luta pela libertação de seu povo, a causa de sua vida.

O Dia Nacional da Consciência Negra traz para a pauta dos eventos e discussões, as questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a contribuição da cultura afro para o Brasil.  

Em Minas Gerais, o Dia da Consciência Negra é celebrado por meio do Programa Afromineiridades, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Diversas atividades são realizadas e propostas dentro do Programa Afromineiridades, como cursos, seminários, oficinas, audiências públicas, exposições, lançamentos de livros, rodas de conversa, além de uma extensa programação cultural, focada em destacar e reafirmar a contribuição cultural das manifestações artísticas de matriz africana para a cultura mineira e brasileira.

DIVERSIDADE

O Comitê de Diversidade e Inclusão da APPA, em seu último “Papo Diversidade” do ano de 2022, abordou a temática. O encontro contou com a turismóloga Jana Janeiro, cofundadora da Casa Quilombê (espaço de intercâmbio quilombola na comunidade de Marinhos, Brumadinho-MG) juntamente com Reibatuque. O encontro foi muito bacana e convidamos você a assistir um pouco do que foi esse papo no nosso canal do YouTube.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos