BDMG Cultural realiza Simpósio de diálogos com mulheres da música

Em sua primeira edição, o Simpósio Mulheres na Música reúne artistas, pesquisadoras e produtoras em dois dias de debates e palestras em Belo Horizonte. Inscrições terminam no dia 18 de novembro.

Para fomentar o diálogo e fortalecer a representatividade feminina no cenário musical, o BDMG Cultural realiza, nos dias 22 e 23 de novembro, o 1º Simpósio Mulheres na Música. São mais de 30 mulheres convidadas, dentre elas musicistas, jornalistas, pesquisadoras e representantes de instituições, que estarão presentes para debater sobre educação, negritude, programas culturais e a participação feminina nos diversos espaços da música. O evento contará também com exibição de filmes e apresentações musicais. O Simpósio acontecerá no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, e abre inscrições nesta sexta-feira, 11 de novembro.

O Simpósio Mulheres na Música procura chamar a atenção e garantir espaços de fala para uma importante parcela, ainda  que marginalizada, de artistas e produtores musicais: as mulheres. Dados do Brasil Ouve – Edição Mulheres na Música 2021, divulgado pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), mostram que artistas do gênero feminino representam 10% do total de pessoas contempladas com direitos autorais. O mesmo estudo ainda mostrou que entre os 100 autores com maior rendimento, apenas 4 são mulheres – valor médio dos últimos cinco anos. O relatório Por Elas Que Fazem Música 2021, da União Brasileira de Compositores – UBC, também indica a disparidade de gênero de seus associados: as mulheres compõem apenas 15% do quadro total.

Apesar dos números de ambos estudos mostrarem um crescimento da representação feminina no ecossistema da música, quando comparados a índices anteriores, o cenário ainda está longe da igualdade. Daí a importância de iniciativas que promovam espaços de valorização e representatividade, sobretudo na construção de bases sólidas que garantam, de forma duradoura e permanente, a presença e visibilidade feminina no mercado musical.

O Simpósio Mulheres na Música é mais uma iniciativa do BDMG Cultural no fomento à cultura e à música. Desde o início dos anos 2000, a organização mapeia, incentiva e busca dar visibilidade a diversos artistas por meio de seus projetos. O Prêmio BDMG Instrumental, Jovem Instrumentista BDMG, Jovem Músico BDMG e os prêmios Marco Antônio Araújo e Flávio Henrique são alguns exemplos de ações da instituição que visam valorizar e fortalecer a cena musical mineira.

As mulheres confirmadas no evento ultrapassam gerações e fronteiras. A flautista, clarinetista, arranjadora e compositora carioca, Aline Gonçalves, ministra a primeira palestra do Simpósio, “Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras”. Dentre as demais convidadas, está Malu Tamietti, CEO e Diretora Criativa do selo musical AQuadrilha – AQDL. O selo, criado em 2021, junto ao seu companheiro Djonga, atualmente é o primeiro selo brasileiro a ter patrocínio da Nike. Outra presença confirmada é de Berenice Menegale, pianista, professora e criadora da Fundação de Educação Artística, que desde 1949 estuda música. Além delas, o simpósio conta ainda com a presença da flautista, pianista, compositora e arranjadora, Léa Freira, que participa em uma mesa de debates e com a exibição do filme “A Música Natureza de  Léa Freire”, de Lucas Weglinski, que será exibido no Una Cine Belas Artes.

No segundo dia de evento, a cantora, multi-instrumentista, atriz, dançarina, malabarista vocal e percussionista corporal, Badi Assad, ministra a palestra “Mulheres que Quebraram Barreiras”. A apresentação de encerramento do Simpósio fica a encargo do quarteto Luiza Mitre, Natália Mitre, Camila Rocha e Marcela Nunes, com participações de Nath Rodrigues e Carol Serdeira. Confira a programação completa aqui.

O Simpósio Mulheres na Música é realizado pelo BDMG Cultural e BDMG, com apoio do Sebrae e Una Cine Belas Artes e parceria com a APPA – Arte e Cultura.

SERVIÇO

1º Simpósio Mulheres na Música do BDMG Cultural

Data: 22 e 23 de novembro

Local: Auditório do BDMG Cultural (Rua da Bahia, 1600 – Lourdes)

Inscrições gratuitas: 11/11 à 18/11, no site bdmgcultural.mg.gov.br/

Redes sociais: IG @bdmg.cultural | Youtube.com/BDMGCultural

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos