APPA INFORMA N° 10: FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS AÇÕES

CTPF abre as portas para exposição de figurinos

O Centro Técnico de Produção e Formação, responsável pela produção e salvaguarda dos figurinos e cenários das peças e óperas da Fundação Clóvis Salgado, realizou exposição inédita de seu acervo. A mostra fez parte do projeto “Ateliê Aberto: O Figurino no Palco” e apresentou peças importantes produzidas pelo CTPF nos últimos anos. A gestão do espaço é realizada pela APPA – Arte e Cultura.

A curadoria da exposição foi assinada por Márcio Ângelo, gerente de produção artística da Fundação. 

A mostra contou com visitas guiadas: o público foi convidado a conhecer o espaço de criação, confecção e guarda desses figurinos e adereços, fazendo um passeio entre as peças utilizadas pelos personagens e por todo o processo de sua criação. 

Foto: uma parte do rico acervo do CTPF (Crédito: Poly Acerbi)

Últimos dias da exposição “Libertas Quae Sera Tamen”

Como um dos mais importantes equipamentos culturais do Circuito Liberdade, o Palácio da Liberdade recebeu, no simbólico mês de setembro, a exposição comemorativa do bicentenário da Independência: a “Libertas Quae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários”, que se encerra no próximo dia 13 de novembro.

A exposição retrata, por meio de objetos históricos e trabalhos contemporâneos, o papel de Minas Gerais na luta pela Independência do Brasil. O Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade, gerenciado pela APPA – Arte e Cultura, acolhe os interessados em ver a exposição, incorporando esse público à visitação pública usual e gratuita que acontece aos sábados e domingos. Os ingressos ficam disponíveis sempre às quintas-feiras.

Foto: a mostra histórica no Palácio da Liberdade recebe visitantes até o dia 13 de novembro (Crédito: Leo Bicalho/Secult-MG)

Visite nosso patrimônio cultural sem sair de casa

Cada vez mais integrados a uma filosofia de levar Minas ao alcance de todos, equipamentos culturais do estado, que contam com gestão compartilhada da APPA – Arte e Cultura, oferecem a possibilidade de visitação online: o tour virtual.

Com linguagem didática e imagens que permitem uma imersão pelos espaços, o tour virtual faz parte das ações do Programa Receptivo Educativo de três patrimônios.

Imagem: frame do vídeo de Acesso Virtual ao Palácio da Liberdade (Crédito: Divulgação)

O Palácio da Liberdade vem se destacando e recebendo esse “público digital” de forma frequente. O mesmo se repete no acesso virtual da Fazenda Boa Esperança e no Centro de Memória da AngloGold Ashanti. Realize esse tour também!

Minas na vanguarda modernista do Brasil

Ainda dentro das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Palácio das Artes recebe a exposição “A Afirmação Modernista”.

Fruto da parceria entre a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, a exposição reúne obras de artistas que celebraram e reafirmaram a importância da Semana de Arte Moderna de 1922 para a história da cultura mineira e brasileira.

Com correalização da APPA – Arte e Cultura, a exposição apresenta pinturas, desenhos e gravuras dos principais nomes do modernismo brasileiro, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Anita Malfatti e Ziraldo. Com entrada gratuita, a exposição pode ser conferida até o dia 5 de fevereiro de 2023. 

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos