EXPOSIÇÃO NO CTPF EXIBE ACERVO DE FIGURINOS DE ÓPERAS

O Centro Técnico de Produção e Formação da Fundação Clóvis Salgado, responsável pela produção e salvaguarda dos figurinos e cenários das peças e óperas da Fundação, abre exposição inédita de seu acervo

A exposição faz parte do projeto “Ateliê Aberto: O Figurino no Palco” e apresenta as peças mais importantes produzidas pelo Centro Técnico nos últimos anos.

Para a exposição, foram selecionadas peças que se destacaram pela beleza e importância dentro das montagens.

Toda a exposição é feita com visitas guiadas, na sede do Centro Técnico, que fica na Avenida dos Andradas, ao lado da Serraria Souza Pinto.

Durante a visita, o público é convidado a conhecer o espaço de criação, confecção e guarda desses figurinos e adereços utilizados nos espetáculos, fazendo um passeio entre as peças utilizadas pelos personagens e todo processo de sua criação. A exposição trabalha também com o conceito de vivência. 

Para a montagem, foram selecionados mais de 30 trajes, dentre eles exemplares que se destacaram em várias montagens da Fundação Clóvis Salgados nas últimas décadas, como os da dinastia Tang, utilizados na montagem da ópera Turandot, das peças dos personagens da ópera Aleijadinho, como o da Dançarina de Lundu da ópera e do próprio Aleijadinho, figurinos da Viúva Alegre, com referência na Belle Époque do século XIX, e exemplar do traje da personagem Violetta Valéry, da La Traviata. Todos foram figurinos que se destacaram junto ao público e à crítica.  

A direção do CTPF quer, com essa iniciativa inédita, não só abrir o espaço para futuras visitações, mas também aproximar o público de todo o processo de criação e produção de uma grande montagem. Com isso o CTPF pretende se tornar um espaço para visitação e vivência da arte na capital mineira.  

O CTPF fica na Av. dos Andradas, 723. A exposição acontece nesta quarta-feira, dia 9 de novembro, com as visitas guiadas das 11h30 às 13h30 e de 15h às 17h. A curadoria é assinada por Márcio Ângelo, gerente de produção artística da Fundação Clóvis Salgado. 

Nos últimos meses, o CTPF está fazendo locação de parte de seu acervo. Para locações de figurinos os atendimentos são realizados com hora marcada, com agendamento prévio por meio do telefone 31-99400-1086.

FOTO: Poly Acerbi

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos