CEFART IN CONCERT: LENDAS DO ROCK 

Fundação Clóvis Salgado apresenta concerto LENDAS DO ROCK, que reúne quase 80 músicos interpretando clássicos de bandas como Queen, Beatles, Pink Floyd e Iron Maiden

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) apresenta, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart), o concerto Lendas do Rock, que reúne, no palco do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, quase 80 músicos, entre integrantes de grupos musicais e estudantes do Cefart, professores da instituição e convidados, dentre os quais o cantor e violonista Khadhu Capanema e o guitarrista Luiz Camporez. No repertório, clássicos de bandas como Queen, Beatles, Pink Floyd, Iron Maiden, Led Zeppelin, Guns N’ Roses e Scorpions.O evento acontece no dia 16 de novembro (quarta-feira), às 20h.A entrada é gratuita, e a classificação é livre. Os ingressos poderão ser retirados anteriormente, acessando aqui.

O concerto apresenta como base instrumentista a Banda Sinfônica do Cefart, tem regência e direção musical do maestro Gilson Silva, e conta também com alunos, docentes e regentes vinculados a outros grupos da Escola de Música, como a Big Band, Coral Infantojuvenil e a Orquestra de Câmara, além de convidados. O repertório busca experimentar clássicos de bandas conhecidas, combinados a uma fina elaboração de arranjos executados pela Banda Sinfônica e com o acréscimo dos instrumentos tradicionais de grupos de rock, como o baixo, a bateria e as guitarras.

Ministério do TurismoGoverno de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, apresentam Cefart in Concert: Lendas do Rock,que tem correalização da APPA – Arte e Cultura, patrocínio master da CemigArcellorMittalAngloGold Ashanti e Usiminas, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, além do apoio cultural do Instituto Hermes Pardini.

Apoteose musical – O projeto Lendas do Rock nasceu com o objetivo de integrar a Escola de Música do Cefart através dos seus vários seguimentos.  O repertório conta com a obra de artistas e bandas que marcaram a música mundial a partir dos anos 1960. Segundo Gilson Silvaregente da Banda Sinfônica do Cefart, e que também assina o arranjo de várias das músicas, a seleção das canções levou em conta justamente esta popularidade dos grupos representados: “A escolha de clássicos do rock como temática principal se deu, sobretudo, por considerarmos a relevância deste repertório, a sua inserção em várias gerações, as possibilidades de conexão com o universo sinfônico e a energia da música, que é contagiante”, destaca o maestro.

Dentre as músicas incluídas, clássicos atemporais como Another Brick The Wall, da banda Pink Floyd, Sweet Child o’ Mine, do Guns N’ Roses, Wind of Change, do grupo alemão Scorpions, e Imagine, do cantor John Lennon, além de muitos outros sucessos. Todos estes repaginados, através de uma rica orquestração, que ao final colocará no palco quase 80 músicos. Gilson Silva afirma que a apresentação se estrutura em torno de um crescendo, que unirá progressivamente os grupos musicais em frente à plateia do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes: “A coisa vai aumentando aos poucos. Começa só com a Banda Sinfônica no palco, tocando três números. Aí entra a parte de base guitarrista. E depois vem a parte vocal e coral junto. Então o espetáculo vai sendo montado. Quando ele terminar, todo mundo vai ver essa apoteose no palco”, promete o regente e diretor musical do concerto.

Se juntando aos diversos músicos do Cefart, a apresentação conta também com a presença de dois convidados. O cantor e instrumentista mineiro Khadhu Capanema participa como vocalista, com algumas inserções no violão, como por exemplo nas canções Wish You Were Here, da banda Pink Floyd, e Stairway to Heaven, do grupo Led Zeppelin. Além dele, o guitarrista Luiz Camporez também sobe ao palco para emprestar seu talento à apresentação. Segundo Gilson Silva, a reunião de grupos e artistas que têm atuação e repertório diferentes entre si não é tarefa simples: “Os desafios são os mais variados possíveis, e englobam desde o reconhecimento técnico dos grupos para que os arranjos fossem elaborados/escolhidos até a organização de uma complexa agenda de ensaios. É como se estivéssemos montando um quebra-cabeças que aos poucos vai tomando a sua forma”, define.

Ao mesmo tempo, são também variadas as potencialidades que a combinação da música popular e da instrumentação e arranjo erudito propõe. “As conexões entre universos orquestrais e o rock já são reconhecidas há muitos anos. Vários projetos foram encabeçados no mundo. Entretanto, o projeto do Cefart tem um diferencial por utilizar uma Banda Sinfônica como o piloto, algo que torna a proposta inteiramente original. Outra questão é a inserção do canto coral, o que traz uma sonoridade singular. Os sons dos sopros, cordas, banda base e percussão, alinhados às sutilezas vocais, conferem uma combinação ideal para o espetáculo, possibilitando a audição de texturas sonoras que só são possíveis de serem ouvidas em espaços de grande produção artística e capazes de abarcar tantos segmentos ao mesmo tempo”, destaca o maestro Gilson Silva.

Além das músicas inesquecíveis, como The Final Countdown, da banda sueca Europe, e Who Wants To Live Forever, do grupo Queen, o programa do concerto trabalha também como medleys (peças musicais que correspondem a uma mistura de canções) de bandas que se tornaram fenômenos globais. Sucessos absolutos dos Beatles, do grupo Bon Jovi e de bandas e cantores de hard rock heavy metal, como Black Sabbath, Scorpions, Iron Maiden e Ozzy Osbourne dão o tom da força e da grandiosidade do evento. Segundo o maestro Gilson Silva, uma experiência singular: “O público certamente vivenciará um momento único caracterizado pela energia do bom e velho Rock e a beleza sonora do universo sinfônico”, convida.

Programa:

Another Brick The Wall

Roger Waters (Pink Floyd), com arranjo de Renato Goulart

Imagine

John Lennon, com arranjo de Jay Althouse

Medley Beatles Sinfônico (A Hard Day´s Night, Yesterday, I Want to Hold Your Hand, Michelle, Hey Jude)

John Lennon e Paul McCartney, com arranjo de John Cacavas

Medley Bon Jovi (Runaway, It´s My Life, Livin´ On A Prayer, You Give Love A Bad Name)

Bon Jovi, com arranjo de Wolfgang Wössner

Medley Metal (Iron Man, Rock You Like a Hurricane, The Trooper, Crazy Train)

Black Sabbath, Scorpions, Iron Maiden e Ozzy Osbourne, com arranjo de Sean O’Loughlin

Stairway to Heaven

Jimmy Page e Robert Plant (Led Zeppelin), com arranjo de Gilson Silva

Sweet Child o’ Mine

Axl Rose, Slash e Izzy Stradlin (Guns N’ Roses), com arranjo de Gilson Silva

The Final Countdown

Joey Tempest (Europe), com arranjo de Gilson Silva

Who Wants To Live Forever

Brian May (Queen), com arranjo de Gilson Silva

Wind of Change

Klaus Meine – Scorpions

Wish You Were Here

David Gilmour e Roger Waters (Pink Floyd), com arranjo de Renato Goulart

Gilson Silva – Gilson Silva é doutorando em Música pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre em Música e Bacharel em regência pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  É licenciado em Música pelo Centro Universitário Claretiano e possui especializações em Educação Musical e em Gestão e Administração Educacional pela Facibra. Atualmente é regente da Banda Sinfônica e da Orquestra de Câmara do Cefart. É diretor artístico da Estação da Música de Santa Bárbara (MG), exercendo também a função de regente dos corpos artísticos desta instituição. Como regente titular, esteve à frente dos seguintes projetos: Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica da Fames, Orquestra Jovem de Sopros da Fames, Orquestra Jovem de Itapecerica, Corporação Musical Santa Cecília de Itapecerica (MG), Orquestra da Escola de Música de Nova Lima, Coral de Trombones da UFMG, dentre outros. É um professor constantemente convidado para aturar em festivais e palestras – lecionando práticas interpretativas em bandas e conjuntos de sopro –, dentre os quais os festivais Vertentes Musicais e Inverno Cultural e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovidos pela UFSJ, o Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins, dentre outros. Como compositor, vem exercendo ampla atividade, tendo obras estreadas em espaços importantes, tais como a Sala São Paulo e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como arranjador, possui obras interpretadas no Japão, Coréia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos. Em 2017 participou da “The Midwest Clinic”, em Chicago, tornando-se membro associado da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles). Sua área de atuação envolve a regência, composição, análise musical e as metodologias de ensino coletivo.

Banda Sinfônica do Cefart – Foi criada com o objetivo de potencializar as habilidades dos alunos dos cursos de instrumentos e valorizar a música original para banda, considerada uma das formações mais populares e versáteis do universo da música. O grupo mantém viva uma tradição do estado de Minas Gerais, de manutenção e enaltecimento das Bandas de Música. Regida pelo professor Gilson Silva, o conjunto é formado por cerca de 30 instrumentistas, entre professores, estudantes das áreas de sopro e percussão, alunos de matérias isoladas e colaboradores.

Big Band Cefart – Foi criada para desenvolver as habilidades dos alunos do Curso de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado. O grupo, regido por Camilo Christófaro, é uma proposta artístico-pedagógica que busca inspiração no formato das big bands de famosas orquestras de jazz estadunidenses, com o uso de saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz.

Coral Infantojuvenil do Palácio das Artes – Criado na década de 1980, o Coral Infantojuvenil Palácio das Artes integra-se à Fundação Clóvis Salgado, que investe no apuro técnico, na experimentação e na sua valorização e divulgação junto ao público. Tendo como regente titular Bruno Thadeu, o grupo apresenta um repertório de obras representativas de diversas fases da história da música vocal, em vários idiomas e estilos. Formado por jovens cantores, com faixa etária entre 8 e 16 anos, o conjunto exerce um importante papel para a descoberta de talentos para o canto coral. Além de realizar apresentações em espaços públicos de Belo Horizonte e cidades do interior do estado, o Coral atua em montagens com os corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral Lírico de Minas Gerais, tanto em concertos quanto nas temporadas de ópera.

Orquestra de Câmara – A Orquestra de Câmara do Cefart tem como objetivo desenvolver as habilidades de prática em conjunto, possibilitando aos alunos terem a vivência de conceituadas obras do repertório orquestral. Atualmente, a orquestra faz parte do currículo de formação do instrumentista e ensaia semanalmente, sendo dirigida pelo maestro Gilson Silva.

Cefart – Responsável pela Escola de Música, o Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado promove a formação em diversas linguagens no campo da arte e em tecnologia do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso a formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Regulares e de Extensão, com grande repercussão social. São incontáveis as possibilidades de atuação dos alunos, ao longo de amplo calendário anual, incluindo grupos jovens, projetos de pesquisa e apresentações artísticas diversas. São oferecidas, ainda, várias atividades gratuitas, destinadas a diferentes públicos, bem como oferta virtual de conteúdos culturais formativos. Além dos estúdios e salas de aula no Palácio das Artes, o Cefart mantém unidade também na Praça da Liberdade, integrada ao Circuito Cultural.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos