27 DE OUTUBRO: DIA DO PATRIMÔNIO AUDIOVISUAL

A data foi instituída pela UNESCO para chamar a atenção para a importância dos documentos audiovisuais do mundo inteiro e para a necessidade de preservar, resgatar e proteger o registro de um tempo

Foi durante a Assembleia Geral de Belgrado em 1980 que a UNESCO adotou o dia 27 de outubro como o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. A UNESCO objetivava com isso fazer a recomendação para a salvaguarda e a conservação das imagens em movimento, o audiovisual, em todo o mundo.

Os documentos audiovisuais como filmes, programas de rádio e televisão, e gravações de áudio e vídeo, são patrimônio culturais e históricos dos povos, registros dos tempos e dos fatos que marcam as sociedades e culturas. Por meio dos registros audiovisuais, preservamos a memória e identificamos manifestações artísticas e culturais.

Para celebrar a data, várias instituições organizam encontros, festivais e eventos sobre a conservação e a valorização do cinema e do audiovisual, assim como são exibidos grandes filmes da história do cinema.

Audiovisual mineiro

A Fundação Clóvis Salgado mantém uma extensa programação de exibição de filmes, documentários e sessão comentada de produções audiovisuais de autores mineiros. No Cine Humberto Mauro, o projeto História Permanente do Cinema apresenta filmes com sessão comentada ao longo de todo o ano.

Neste mês de outubro, a Fundação Clóvis Salgado recebeu o já consolidado FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. O Festival aconteceu entre os dias 14 e 23 de outubro, com um marco neste ano: o maior número de filmes nacionais inscritos em uma única edição: de 2.690 inscrições recebidas vindas de 110 países, 946 foram nacionais e abrangeram todos os estados do Brasil

O Festival exibiu 148 filmes, entre mostras competitivas, paralelas e especiais, distribuídas ao longo de 46 programas.

No último dia 29 de setembro, a Fundação Clóvis Salgado realizou uma grande homenagem ao audiovisual mineiro, com a exibição da sessão especial “Marte Um – Vamos juntos rumo ao Oscar”. O diretor e o elenco do filme estavam presentes na exibição, que tinha como objetivo somar forças para a campanha de levar o filme mineiro Marte Um ao Oscar 2023. A sessão teve entrada franca.

No dia 31, ocorrerá uma sessão especial dos 120 anos de Carlos Drummond de Andrade, no Cine Humberto Mauro, que apresentará  às 16h, 18h e 19h30,  três sessões com filmes que têm relação com a obra deste que é considerado um dos maiores poetas do Brasil.

No dia primeiro de novembro, o projeto Cineclube Francófono, programa mensal do Cine Humberto Mauro, exibe filmes de países cuja língua falada é o francês. O projeto é uma parceria com o Instituto Francês e Embaixada da França no Brasil e exibirá três obras que são ambientadas nos países africanos Senegal, Burkina Faso e Costa do Marfim.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos