ZIRALDO FAZ 90 ANOS: CELEBRE!

Uma das personalidades artísticas mais fascinantes do Brasil, o cartunista mineiro Ziraldo comemora, neste dia 24 de outubro, 90 anos de idade

Mineiro de Caratinga, cidade do Vale do Rio Doce, Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932. Reconhecido internacionalmente, Ziraldo também é pintor, escritor, dramaturgo, poeta, cronista, desenhista, humorista e foi também apresentador de TV.

Seu personagem mais conhecido é O Menino Maluquinho, que nasceu anos depois da lendária Turma do Pererê, uma série de personagens infantis que Ziraldo viria a revelar ser uma homenagem aos amigos da infância. 

Ziraldo é também um dos mais premiados autores nacionais, registrando prêmios no Brasil e por todo o mundo. Vindo de família de artistas, Ziraldo é pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto e seus irmãos também se tornaram referência no mundo cultural, sendo eles o desenhista, cartunista, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e Ziralzi Alves Pinto.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Ziraldo nunca exerceu a profissão, sendo reconhecido seu talento como desenhista já nos seus primeiros anos de vida.

Ziraldo ganhou notoriedade nacional ao ilustrar na revista O Cruzeiro, em 1957 – a mais importante da época –, as façanhas da Turma do Pererê. Em 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil.

Na Ditadura, Ziraldo fundou ao lado de jornalistas, intelectuais e chargistas o lendário jornal O Pasquim, tablóide de oposição ao regime militar. O Pasquim é um dos jornais de resistência e humor mais importantes em toda a história do Brasil. 

Em 1980, lançou o livro “O Menino Maluquinho”, seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado para televisão e cinema. Para televisão, O Menino Maluquinho foi adaptado em 2006, pela TV Brasil, chamado de Um Menino Muito Maluquinho, que durou uma temporada com vinte e seis episódios. No cinema, foi adaptado duas vezes, a primeira em Menino Maluquinho – O Filme, em 1995, e uma sequência em 1997, O Menino Maluquinho 2 – A Aventura. Em 2010, uma nova adaptação para TV, em Uma Professora Muito Maluquinha. 

Incansável, Ziraldo foi fundador de inúmeras publicações e ainda hoje colabora em diversas outras, sempre envolvido em novas iniciativas. 

Ziraldo foi membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB), juntamente com amigos, como o arquiteto Oscar Niemeyer e Carlos Drummond de Andrade.

E, em comemoração aos 90 anos do multiartista, a obra de Ziraldo vai ser tema de uma série na Netflix. Seu personagem mais famoso, O Menino Maluquinho, ganha versão repaginada em nove episódios ainda no mês de Outubro.

Viva Ziraldo!

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos