APPA INFORMA: SOLUÇÕES PATRIMONIAIS

Programa Afromineiridades – 2022

Com sólida experiência em ações patrimoniais, a APPA está pronta para fornecer um leque de soluções ligadas a essa esfera. Atuamos na promoção, proteção, requalificação e gestão de bens tombados em Minas Gerais, no Norte do Brasil e em outras regiões do país. Fique por dentro de tudo que nossa equipe de especialistas pode realizar por você. Afinal, patrimônios culturais dizem respeito a um povo, a um saber, à história e à memória de todos nós – e devem receber um olhar sensível e, ao mesmo tempo, profissional em quem se propõe a atuar nessa esfera.

Atendimento ao Primeiro e ao Segundo Setor

A APPA está pronta para fornecer um leque de soluções ligadas ao patrimônio tanto para o Primeiro Setor (poder público) quanto para o Segundo Setor (entidades privadas). 

Quem sabe transitar entre os dois setores faz a coisa acontecer. Confie em nosso time de experts em leis de incentivos, editais públicos, gestão de espaços culturais e de projetos. Confie em quem acredita que o patrimônio é um bem de todos, que ajuda a fortalecer nossa identidade e a sermos melhores pessoas, cidadãos e sociedade. 

Restauro, Requalificação e Gestão de Patrimônio Cultural Material

Um patrimônio material se refere tanto a bens culturais móveis quanto imóveis. Um mobiliário histórico, um conjunto de livros raros, uma obra de arte são itens que podem ser deslocados. Já o patrimônio material imóvel são as edificações ou objetos fixos, como a Fortaleza de São José de Macapá – onde a APPA atua. 

Nossa sólida experiência é aprimorada por profissionais que entendem das minúcias de normativas e legislação. São especialistas em arquitetura, direito, produção cultural, gestão de projetos. Profissionais dedicados à cultura, ao patrimônio cultural e à sustentabilidade.

Fortaleza de São José de Macapá, no Amapá, onde a APPA irá realizar ações patrimoniais (Créditos: Divulgação APPA – Arte e Cultura)

Resgate de Patrimônio Imaterial

O patrimônio imaterial reflete a cultura de um lugar, de uma comunidade e é passado de geração em geração. O processo de fabricação de um queijo, as manifestações culturais, os ofícios, os saberes, as técnicas de elaboração de artefatos são alguns exemplos. A APPA trabalha para salvaguardar e promover todo esse conjunto patrimonial.

Justamente por serem intangíveis, é preciso um cuidado ainda mais apurado: fomentar e valorizar esse patrimônio é minimizar os riscos de vê-lo desaparecer. 

O grande desafio, ao resgatar o patrimônio cultural imaterial (muitas vezes esquecido), é convocar a população e relembrá-la: “na história dessa localidade, existe uma tradição muito rica”. Um dos instrumentos mais bem-sucedidos para esse resgate são os programas educativos – uma das frentes de atuação da APPA.

Justamente por serem intangíveis, é preciso um cuidado ainda mais apurado: fomentar e valorizar esse patrimônio é minimizar os riscos de vê-lo desaparecer. 

O grande desafio, ao resgatar o patrimônio cultural imaterial (muitas vezes esquecido), é convocar a população e relembrá-la: “na história dessa localidade, existe uma tradição muito rica”.

Um dos instrumentos mais bem-sucedidos para esse resgate são os programas educativos – uma das frentes de atuação da APPA.

O programa Afromineiridades objetiva proteger a cultura afro em Minas Gerais. Em parceria com o Iepha-MG, a APPA atuou em eventos que discutiram, apontaram lacunas, indicaram caminhos para o reconhecimento e registro de alguns segmentos afro como Patrimônio Cultural Imaterial. (Créditos: Divulgação APPA – Arte e Cultura.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos