MENINO MALUQUINHO “TIRA O CHAPÉU” EM TARDE DIVERTIDA NO DIA DAS CRIANÇAS

Entre as atrações do “Made in Minas Gerais – Literatura”, apresentado pela Culturar e pelo Sesc Minas, uma panela simbólica recebeu alimentos para causas filantrópicas. A APPA Arte e Cultura foi apoiadora do evento.

O menino mais legal do planeta animou a tarde de crianças e adultos no último dia 12 de outubro, em Belo Horizonte. Em evento realizado na rua da casa que serviu de locação para o filme do personagem de Ziraldo, em 1995, o público pode contar com food trucks, contação de histórias, música, atividades lúdicas e, claro, muita solidariedade.

Débora Cabral, co-fundadora da associação cultural “Gastro for All”, era uma das expositoras. O projeto do qual faz parte capacita pessoas com deficiência para o mercado gastronômico. Com um estande que buscou valorizar e proteger as colmeias e a produção do mel, ela celebrou a possibilidade de participar do Made in Minas Gerais – Literatura. “É um evento de cunho social muito forte, que apoia organizações sem fins lucrativos que tenham a ver com a gastronomia e, ao mesmo tempo, sejam preocupadas com uma sociedade mais justa”.

Além do âmbito social e das inúmeras atividades de recreação, o evento foi uma oportunidade de resgatar uma ícone da nossa cultura que atravessa gerações. Tainara Batista, de cinco anos, fez hambúrgueres na oficina de mini-chef e marcou presença na rua Congonhas, no bairro Santo Antônio, com toda a família. A avó da garota comemorou o fato de três gerações de fãs do Menino Maluquinho desfrutarem juntas desse momento. “Eu assisti o filme há muitos anos. A minha filha também e, agora, chegou a vez da minha neta. E isso é muito bacana”, afirmou a artesã Nádia Batista.

As histórias do Menino Maluquinho, criadas pelo mineiro Ziraldo, e o filme de 1995 colocaram Belo Horizonte na cena nacional, retratando, com carinho e afeto, nossa cidade e toda a pureza do período mais inocente da vida: a infância. O evento visou estruturar e apresentar justamente um tipo de atividade turística ainda pouco explorada: o Turismo Literário e o Cinematográfico. 

Para o idealizador e produtor cultural, Jordane Macedo, a representatividade do mês em que Ziraldo comemora 90 anos foi o mote ideal para realizar o evento e lançar um gibi inédito, distribuído gratuitamente na ocasião. “O Menino Maluquinho vai tirar a panela da cabeça neste gibi exclusivo e cozinhar para sua turma. Agora, também é hora de enchê-la novamente para ajudar quem mais precisa. Por meio do Programa Mesa Brasil, receberemos doações de alimentos não-perecíveis”. O gibi inédito também pode ser baixado neste link.

Para Cristina Schirmer, assessora de relações institucionais da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, eventos como o Made in Minas – Literatura resgatam o senso de pertencimento à cidade, valorizando o local simbólico no bairro Santo Antônio, mas também os nossos bens imateriais. “Precisamos instruir as crianças, principalmente, para que nossa memória cultural não se perca. Por isso mesmo, iniciativas como esta são tão importantes para Belo Horizonte”. 

FICHA TÉCNICA

Realização: Culturar
Parceiro cultural: SESC Minas Gerais

Patrocínio: Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur 

Apoio: APPA – Arte e Cultura

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos