ME MOSTRA 2002: CORPOS EM AFETO

Com o título “Me Mostra_2022 – Corpos em afeto”, esta temporada traz 25 trabalhos inéditos.

A mostra ocorre semestralmente, e é produzida em sua totalidade por estudantes dos três anos do curso de Teatro do Cefart. Além das cenas teatrais, a “Me Mostra – Cenas Curtas” conta com uma programação de oficinas de experimentações artísticas ofertadas pelos alunos. O trabalho ainda traz rodas de conversa sobre processos de criação e outros temas transversais à produção teatral. Toda a programação é gratuita.

Por dentro da cena – destaques da “Me Mostra_2022 – Corpos em afeto”

Dentre os destaques da programação está “Benzimento”, uma cena impulsionada por textos da Conceição Evaristo, recriado por Meibe Rodrigues. Em duas mesas distintas, uma atriz e um ator vão receber pessoas do público para um breve aconselhamento onde palavras, pensamentos, sentimentos e situações guiadas por Conceição Evaristo vão ser o condutor da ação. A atuação é da própria Meibe e de Márcio Murari. A cena acontece na quinta-feira (13/10).

Já na sexta-feira (14/10), um dos pontos altos da noite fica com “O rumor da língua”, título de um dos livros do filósofo e linguista francês Roland Barthes. Com direção de texto de Alessandra Araújo e Ravik Oliveira, a cena se propõe a pensar as práticas de gênero, as inscrições normativas sob as quais se encaixa o corpo, e como transgredi-las. O trabalho é um monólogo composto por palavras não-ditas e que, contraditoriamente, só podem ser faladas em coletivo. A dramaturgia e elenco são de Carolina Flausino, a direção de movimento de Dhan Lopes, a iluminação de Isis e Ravik Oliveira, que também assina a trilha sonora.

No sábado (15/10)“Flores que morrem e viram adubo”, de Alexia Schwab, traz um diálogo e uma súplica sobre o atravessamento do que é ser criança e do que é ser mulher. É possível viver e morrer ao soar dos mesmos segundos? Como dará a volta da alma que se aconchega ao corpo? Essas são algumas das indagações propostas pelo trabalho.

E no domingo (16/10), para fechar a “Me Mostra – Cenas curtas”, o público poderá assistir “Beira”, um experimento cênico que aborda a relação entre tensão força-fragilidade. A partir do ficcional e autobiográfico, o espetáculo traz para o campo da experiência, dos corpos, cantos, gestos, vozes, sons e danças processuais, vivências imagéticas e sensoriais das atrizes e seus desdobramentos na interação com o público. A dramaturgia é de Lucélia Benvinda e Luíza Alvarenga. O trabalho conta com direção de Istéfani Pontes e com atuação de Lucélia Benvinda, Ethiene Lelis, Olívia Mara, Júlia Campos e Luíza Alvarenga. A iluminação tem assinatura de Maria Clara Mariano.

programação completa pode ser acessada aqui.

FICHA TÉCNICA

Me Mostra_2022 – Corpos em afeto

Coordenação do Curso

Paulo Maffei e Bruno Maracia

Coordenação Técnica

Fabrício Martins

Produção Executiva

Aline Medeiros

Caru Santos

Igor Rangel

Isis Mello

Julia Mendes

Nathan Barbosa

Renata Gandra Sales

Sarah Freitas

Vanessa Perroni

CEFART – O Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, da Fundação Clóvis Salgado, é responsável por promover a formação em diversas linguagens no campo das artes e em tecnologias do espetáculo. Referência em formação artística, o Cefart possui amplo e inovador Programa Pedagógico para profissionalizar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho da cultura e das artes. Diversas gerações de artistas e técnicos foram formadas ao longo dos quase 50 anos de atividades, com forte impacto no fazer artístico de Minas Gerais.  São oferecidas, gratuitamente, oportunidades democráticas de acesso à formação cultural diversa, por meio de Cursos Técnicos, Básicos, de Extensão e Complementares, com grande repercussão social.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no Estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro, constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). Em 2020, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

Informações

Local

Teatro João Ceschiatti

Horário

18h30 às 21h

Informações para o público

3236-7400

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos