15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR (DE ARTE TAMBÉM!)

Guimarães Rosa dizia que “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”. No mundo das artes, o ato de ensinar também é um talento a ser apreciado

No Brasil o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, mas internacionalmente se celebra o Dia Mundial do Professor em 5 de outubro. Estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart, a data que homenageia a destaca importância do professor na formação de uma sociedade faz menção a um decreto de Dom Pedro I, que organizava o Ensino Elementar no Brasil Império. 

Criado com o intuito de homenagear esse profissional fundamental no desenvolvimento de todos os seres humanos, pois é ele quem alfabetiza e ensina as principais áreas do conhecimento às pessoas, o Dia do Professor vem trazer para os debates a importância dos profissionais.

Além da responsabilidade de ensinar crianças, jovens e adultos dentro da sala de aula, eles também fazem parte da formação ética e cidadã dos alunos. Ou seja, estes educadores compartilham conhecimentos que são capazes de impactar os rumos da sociedade de forma significativa. 

É impossível falar sobre a relevância do professor para a educação da sociedade sem antes mencionar o impacto que ele causa na vida dos alunos. Todo mundo que já frequentou a escola ou a universidade se lembra de pelo menos um professor que lhe ensinou algo valioso, inspirou ou incentivou a continuar estudando. Você mesmo já deve se lembrar de um assim, não é mesmo?

Isso acontece porque muitos fatores influenciam a nossa forma de enxergar o mundo, especialmente quando crianças. Entre eles, estão a convivência com os pais ou cuidadores, a família, nossa cultura, classe social e, claro, o professor. Quando um professor entra na vida de um aluno, o seu papel é de mudar o status quo, ou seja, ajudá-lo a abrir a sua mente e buscar novos conhecimentos.

Para termos uma ideia, o pedagogo austríaco Martin Buber enxergava os professores como construtores de uma comunidade, uma vez que eles têm um papel fundamental na formação do caráter das pessoas.

Formação de artistas

O fazer artístico nasce junto com o artista, pois a arte é um dom. Mas o artista precisa ser formado, educado dentro de seu fazer artista, aperfeiçoado.  E é exatamente isso que o Cefart faz na Fundação Clóvis Salgado. O Cefart é o Centro de Formação Artística e Tecnológica e tem por finalidade promover diálogos, transversalidades e conexões entre as cinco escolas, seus grupos extensionistas, o Coral Lírico e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, a Cia. de Dança Palácio das Artes e as produções externas que circulam pelos diversos espaços da Fundação, realizando cursos complementares, seminários e apresentações de espetáculos.

Cefart
Prof. Gilson Silva (Escola de Música do Cefart) Foto: Paulo Lacerda

Entre os programas do Cefart, destacamos o Residência Artística, que oferece bolsas de pesquisa para jovens artistas, das mais diversas linguagens; disponibiliza a estrutura física e de produção do Centro de Formação; promove seminários, cursos complementares, mostras de espetáculos e performances, oficinas e rodas de conversa sobre processos de criação em artes, tudo isso aberto à comunidade.

O Arte em Família – Programa de estímulo à formação de plateia junto ao círculo íntimo de relacionamentos da comunidade escolar do Centro de Formação. Artística e Tecnológica – realizado em parceria com a Diretoria de Produção Artística da Fundação Clóvis Salgado – DPDA, oferece gratuidade a familiares e amigos dos estudantes para as apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes, do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Infanto-juvenil e das escolas de Produção em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro do Cefart.

O Arte em Família – Programa de estímulo à formação de plateia junto ao círculo íntimo de relacionamentos da comunidade escolar do Centro de Formação. Artística e Tecnológica – realizado em parceria com a Diretoria de Produção Artística da Fundação Clóvis Salgado – DPDA, oferece gratuidade a familiares e amigos dos estudantes para as apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes, do Coral Lírico e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, do Coral Infanto-juvenil e das escolas de Produção em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro do Cefart.

Ciclo de Palestras e Atividades das Óperas – Também realizado em parceria com a DPDA, promove a sensibilização de estudantes e professores para a linguagem operística, realizando palestras, rodas de conversa antes de cada récita, master classes e visitas aos cenários das óperas no palco do Grande Teatro do Palácio das Artes.

A Cena Ensina – Realizado em parceria com a Diretoria de Programação da Fundação Clóvis Salgado e com programas de formação de plateias de outras instituições culturais da cidade, estimula a reflexão crítica sobre a produção contemporânea em arte, oportunizando gratuidade a toda a comunidade escolar do Cefart em espetáculos nacionais e internacionais apresentados em Belo Horizonte.

Cine Escola – Programa realizado em parceria com a Escola de Artes Visuais e o Cine Humberto Mauro, oferece sessões de cinema direcionadas a estudantes e professores de escolas de ensino regular, públicas e privadas, projetos sociais e instituições de ensino de artes; fomenta a reflexão e a ampliação dos conceitos de cultura e disponibiliza ferramentas de compreensão da linguagem cinematográfica para crianças, jovens e adultos.

Cefart Encena – Realizado em parceria com as cinco escolas do Centro de Formação, cria espetáculos dirigidos por profissionais contratados especialmente para essas produções, que são apresentados no Grande Teatro do Palácio das Artes, oportunizando o compartilhamento de saberes entre estudantes, professores da Instituição e profissionais de notoriedade no cenário nacional.

Coral Infantojuvenil Cefart – Um dos grupos amadores do Cefart que forma jovens para o canto coral e tem descoberto novos talentos para grupos profissionais do Brasil e do exterior.  O Coral Infantojuvenil Cefart é uma iniciativa da Gerência de Extensão do Centro de Formação Artística e Tecnológica, que exerce importante papel para a descoberta de novos talentos, já que vários cantores que iniciaram sua trajetória musical no Grupo integram atualmente o Coral Lírico de Minas Gerais e outros grupos profissionais do Brasil e do exterior.

Cefart ao Meio-dia – Programa que leva ao Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes apresentações do Coral Infantojuvenil Cefart, Grupo de Choro, Orquestra Escola, Coral Adulto, além de turmas dos cursos de Dança e Teatro, integrando a programação gratuita, ao meio-dia, da Fundação Clóvis Salgado.

Histórico

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. No que se refere ao desenvolvimento da educação no Brasil, essa lei foi considerada um passo muito importante, pois tratou dos objetos de estudo dos alunos, definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos