CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA APPA RELACIONADAS AO PATRIMÔNIO

Precisando de ações ligadas ao patrimônio cultural? A #APPAFaz.

Com sólida experiência em ações patrimoniais, a APPA está pronta para fornecer um leque de soluções ligadas ao patrimônio. Atuamos na promoção, proteção, requalificação de bens tombados em Minas Gerais, no Norte e em outras regiões do país.

Temos toda a expertise para:

  • Fornecer soluções para o Primeiro e Segundo setores
  • Restaurar, requalificar e gerir Patrimônio Cultural Material
  • Resgatar patrimônio imaterial

ATENDIMENTO AO PRIMEIRO E AO SEGUNDO SETOR

Com sólida experiência em ações patrimoniais, a APPA está pronta para fornecer um leque de soluções ligadas ao patrimônio tanto para o Primeiro Setor (poder público) quanto para o Segundo Setor (entidades privadas). Em cada caso, é preciso seguir trâmites distintos, mas sempre com um objetivo final: resgatar, restaurar, conservar e revitalizar patrimônios materiais e imateriais.

É imprescindível proteger e salvaguardar nosso patrimônio cultural, sempre priorizando a sustentabilidade. E isso pode ser feito por meio de iniciativas de restauro e resgate, mas também de democratização dos espaços tombados, de ações que os tornam parte da vivência da população e de valorização das tradições e saberes. Pensando assim, conseguimos chegar a um extenso repertório de projetos – o que nos credencia como referência em assuntos patrimoniais.

Em editais públicos para gestão do patrimônio, a APPA atua ao ser selecionada pelos diversos órgãos públicos para estar à frente de um projeto cultural. Já com relação ao Segundo Setor, a APPA é procurada pelas organizações pelo seu know-how no segmento. De qualquer forma, ambas as instâncias estão interligadas quando falamos de ações ligadas ao patrimônio.

No caso de empresas privadas, mesmo que o recurso parta dessas organizações, a aplicação do dinheiro será viabilizada por meio de algum instrumento público, como as leis de incentivo à cultura. E isso traz benefícios para a empresa na forma de incentivos fiscais. Nós sabemos todos os caminhos legais para que isso se concretize.

Entendemos que a forma de atender o poder público é diferente daquela referente ao Segundo Setor. São culturas, normatividades, leis e metas distintas. A  APPA possui uma equipe de colaboradores com habilidades desenvolvidas ao longo de 29 anos, que nos possibilita atuar em diferentes e complexos contextos, entender a dinâmica das empresas e do poder público e viabilizar as ações patrimoniais com sucesso. 

Quem sabe transitar entre os dois setores faz a coisa acontecer. Confie em nosso time de experts em leis de incentivos, editais públicos, gestão de espaços culturais e de projetos. Confie em quem acredita que o patrimônio é um bem de todos, que ajuda a fortalecer nossa identidade e a sermos melhores pessoas, cidadãos e sociedade. É nisso que a APPA acredita. É assim que a #APPAfaz.

Em breve, vamos detalhar as soluções que temos para você.

RESTAURO, REQUALIFICAÇÃO E GESTÃO DE PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL

Um patrimônio material se refere tanto a bens culturais móveis quanto imóveis. Um mobiliário histórico, um conjunto de livros raros, uma obra de arte são itens que podem ser deslocados. Já o patrimônio material imóvel são as edificações ou objetos fixos, como a Fortaleza de São José de Macapá, o Palácio da Liberdade e a Fazenda Boa Esperança – locais onde a APPA atua. 

As ações restaurativas demandam alguma intervenção física no patrimônio. Em um prédio histórico, por exemplo, você pode encontrar uma janela danificada. A partir da identificação do dano, é feito um estudo para determinação da ação restaurativa mais adequada. Ela pode ser a adição de material para restaurar a integridade estrutural da peça, como também adição de pintura, sempre mantendo as características originais.

Por sua vez, a requalificação consiste em inserir um elemento novo ao bem tombado, como a instalação de um elevador em um palácio, a fim de trazer acessibilidade. Seja em qualquer uma dessas ações, a APPA se compromete a ser uma guardiã do patrimônio.

Já ao gerir um patrimônio, nos responsabilizamos por todo o processo burocrático e legal. Treinamos a equipe que trabalhará in loco para que ela preserve os espaços ou bens. Também viabilizamos a contratação de profissionais para elaboração de um regimento interno, realizamos programas educativos – o motor da gestão do patrimônio cultural, uma vez que promovem a democratização desses bens. 

A APPA, enquanto gestora, faz questão de manter um olhar sensível para o patrimônio. Entendemos que as diversas intervenções precisam devolver ou otimizar patrimônios culturais à sociedade – verdadeira proprietária desses bens.

Nossa sólida experiência é aprimorada por um time com habilidades nas minúcias de normativas e legislação. São especialistas em arquitetura, direito, produção cultural, gestão de projetos. Experts dedicados à cultura, ao patrimônio cultural, à sustentabilidade – entendendo a educação e o acesso patrimonial como provocadores de melhorias na sociedade. É nisso que a APPA acredita. É assim que a #APPAfaz.

RESGATE DE PATRIMÔNIO IMATERIAL

Patrimônio imaterial se refere a tudo aquilo que não é tangível, palpável. Ele reflete a cultura de um lugar, de uma comunidade e é passado de geração em geração. O processo de fabricação de um queijo, as manifestações culturais, os ofícios, os saberes, as técnicas de elaboração de artefatos são alguns exemplos. A APPA trabalha para salvaguardar e promover todo esse conjunto patrimonial.

Justamente por serem intangíveis, é preciso um cuidado ainda mais apurado: fomentar e valorizar esse patrimônio é minimizar os riscos de vê-lo desaparecer. Nesse sentido, incentivar e proteger o patrimônio imaterial de forma contínua garante que ele se perpetue. A APPA atua para que as novas gerações, por exemplo, conheçam e não percam o interesse por tradições, saberes e costumes. 

O grande desafio, ao resgatar o patrimônio cultural imaterial (muitas vezes esquecido) é convocar a população e relembrá-la: “na história dessa localidade, existe uma tradição muito rica”. Um dos instrumentos mais bem-sucedidos para esse resgate são os programas educativos – uma das frentes mais bem-sucedidas da atuação da APPA.

A equipe APPA atua junto a escolas, educadores, associações de bairros e realiza ações educativas para resgatar e ressaltar a existência de celebrações, expressões artísticas, musicais, religiosas, histórias de ocupação, enfim, toda a história e a memória em torno de uma região.

Ações de resgate e disseminação de patrimônios imateriais geram senso de pertencimento em uma comunidade, contribuem para elevar sua autoestima, perpetuam tradições e fortalecem a identidade de um povo. A APPA atua nessa direção, pensando que essas iniciativas geram ainda desenvolvimento social, cultural, com práticas sustentáveis e que respeitam os modos de vida de um povo. É nisso que a APPA acredita. É assim que a #APPAfaz.

Entre em contato pelo email comunicacao@appa.art.br ou pelo telefone (31) 3224-1919.

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos