CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA APPA LIGADAS AO PRIMEIRO SETOR

Ópera Aleijadinho apresentada em 2022, por meio de uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado. (Créditos: Poly Acerbi)

A APPA – Arte e Cultura é hoje uma referência nacional na gestão de projetos culturais e patrimoniais. Temos em nosso histórico mais de 250 projetos realizados e geridos. Entre muitas ações, somos responsáveis pela Gestão da Programação Artística da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes e do Programa Receptivo e Educativo do Palácio da Liberdade (ambos em BH).

Também atuamos na promoção, proteção, requalificação e restauro de bens tombados em Minas Gerais e no Norte do país.

Para o Primeiro Setor, oferecemos soluções em:

  • Execução de Projetos Culturais e Educativos
  • Gestão de Espaços Culturais
  • Ações Realizadas por Meio de Concorrência e Parceria Pública
  • Gestão de Programação Artística

GESTÃO DE ESPAÇOS CULTURAIS

A APPA classifica como “cultural” qualquer espaço que permita a livre manifestação artística, que abrigue coletivos, que promova atividades ligadas à cultura, à sua valorização e à sua disseminação.

Nesses locais, a APPA atua estrategicamente pensando em novos usos e no aperfeiçoamento da infraestrutura e dos recursos humanos. Nossa ação tem como objetivo oferecer utilidade e movimento aos espaços ociosos e otimizar os que estão em funcionamento.

Gerenciar um espaço cultural exige domínio e atenção a diferentes contextos, que envolvem planejamento estratégico, documentação, todo o operacional do dia a dia, limpeza, compras e o cuidado com o atendimento, por exemplo. Mas, também atuamos para torná-lo mais democrático e acessível, oferecendo para a população algum benefício ligado à cultura, como a realização de exposições, mostras, cursos e oficinas.

Instalação de oficinas de serralheria e marcenaria no Centro Técnico de Produção e Formação (CTPF) da Fundação Clóvis Salgado: uma antiga fábrica em Sabará que ganhou novos fins com
a intervenção da APPA (Créditos: Poly Acerbi)

Se o local não comportar tais intervenções, a APPA possui know-how suficiente para implementar ações de restauração, além de manter espaços patrimoniais já preservados. Entendemos que a revitalização de bens culturais ociosos ou em estado aquém da sua capacidade de atuação consegue impactar toda uma localidade, gerando renda, revitalizando o entorno e trazendo novo respiro a uma rua, bairro ou cidade.

EXECUÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E EDUCATIVOS

Por meio de parcerias, a APPA executa projetos próprios ou elaborados por órgãos governamentais e privados ligados à promoção e difusão das artes, cultura e patrimônio cultural.

Os projetos educativos visam democratizar espaços culturais e patrimoniais. E como se faz isso? Primeiramente, dando acesso à população para que ela se reconheça como parte desses bens, afastando a ideia de que estamos falando de lugares elitizados.

Visitação escolar ao Palácio da Liberdade (CRÉDITOS: Filipe Matos)

Depois, são pensadas ações educativas e formativas para diversos perfis de público: pessoas com necessidades especiais, professores, estudantes, jovens aprendizes, terceira idade, adultos, crianças, adolescentes etc. O propósito é ofertar, para além da visita, experiências que criem sentimentos e significados para com os bens culturais. Exemplo destas ações são as atividades e visitas mediadas realizadas junto às escolas. Essas iniciativas buscam tornar os locais gerenciados pela APPA em verdadeiros fóruns abertos para a sociedade.

A cultura é um direito de todos e as intervenções que a APPA realiza democratizam o acesso a experiências que possam ser transformadoras na vida da população e geradoras de mudanças na sociedade.

GESTÃO DE PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

APPA realiza gerenciamento de programação artística de entidades públicas e privadas. Isso significa atuar de forma estratégica para que os espetáculos artísticos, exposições de arte, sessões de cinema, saraus, shows sejam ofertados ao público e aconteçam dentro do planejado.

Esse trabalho começa quando se pensa no tipo de programação, nas temáticas a serem abordadas, nos espaços disponíveis e no público-alvo. O próximo passo é captar recursos, definir a programação e as temporadas artísticas e contratar equipes. Por fim, a programação passa a ser divulgada.

A APPA, portanto, atua desde a concepção, planejamento, produção, definição da programação artística até a realização dos eventos. E com um grande diferencial: contamos com gestores que possuem formação e experiência técnica cultural nas diversas áreas, com múltiplas habilidades que facilitam o contato com parceiros e a fluidez dos projetos.

Peça Ópera Operária – Formatura Cefart – Fundação Clóvis Salgado (2022) – CRÉDITOS: Poly Acerbi

Ao pensar em programação artística, utilizando toda sua experiência e expertise, a APPA consegue oferecer acesso a atividades culturais de forma gratuita ou a preços populares, além de uma programação diversa. São iniciativas que possibilitam a sensibilização e aproximação do público ao fazer artístico. Isso porque a APPA entende que a cultura é essencial na nossa formação enquanto cidadãos. 

AÇÕES REALIZADAS POR MEIO DE CONCORRÊNCIA E PARCERIA PÚBLICA

A APPA participa de concorrência pública, com o objetivo de firmar parcerias com setores governamentais ligados à arte, cultura e patrimônio. 

Ao assumir esse trabalho em conjunto, a APPA contribui para a democratização do acesso a bens culturais, como edificações protegidas por tombamento, promovendo visitas públicas e educativas, além de ações de promoção, requalificação e educação para o patrimônio cultural. 

Na Fazenda Boa Esperança, ações de promoção são realizadas por meio de um termo
de parceria com o Iepha-MG (CRÉDITOS: Poly Acerbi)

A APPA possui um regulamento de compras e contratações próprio bem restritivo e seguido à risca pelas equipes. Levamos a sério a transparência das ações, disponibilizando documentos que podem ser checados continuamente pelos nossos parceiros. Além disso, sempre buscamos maior economicidade nos processos, a fim de otimizar os recursos públicos. É nisso que a APPA acredita. É assim que a #APPAfaz.

CONTATO: comunicacao@appa.art.br

(31) 3224-1919 | R. Gonçalves Dias, 1762, sala 791 – Lourdes, Belo Horizonte – MG, CEP: 30140-092, Belo Horizonte (MG)

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos