A Flauta Mágica ganha vida com produção do CTPF da Fundação Clóvis Salgado 

A produção do figurino da ópera A Flauta Mágica foi feito no Centro Técnico de Produção e Formação Raul Belém Machado – CTPF, que fica na Avenida do Contorno, área central de Belo Horizonte

Em uma nova produção, agora com uma das maiores óperas de todos os tempos, obra-prima do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, a ópera A Flauta Mágica contou com a estrutura do CTPF da Fundação Clóvis Salgado para a criação de seu figurino. 

Com estreia marcada para o dia 17 (em Ouro Preto) e dia 22 (em Belo Horizonte), a estrutura do CTPF, com maquinários, equipamentos e profissionais capacitados, foi fundamental para a produção dos figurinos da ópera. 

Para a figurinista da ópera, Sayonara Lopes, a criação do figurino de um clássico mundial envolve muitas nuances e conceitos. Sobre a montagem dos figurinos, Sayonara destaca que “tudo foi criado de forma conjunta, em diálogo permanente com a Carla Camurati, que assina a direção e a concepção cênica do espetáculo. Estamos falando de um clássico, que faz dele um espetáculo não datado, que traz elementos de contemporaneidade, algo esteticamente limpo. No entanto, a ópera tem detalhes e elementos únicos. Trabalhamos com cortes de alfaiataria, enfatizando a elegância, sutilezas e delicadezas. As referências de pesquisas são variadas, elementos de design atuais misturados às referências de época”. 

A produção do figurino começou há três meses, envolvendo a parte de pesquisas, criação e desenhos, croquis e a escolha do material a ser usado na composição dos figurinos. 

A ópera A Flauta Mágica tem estreia marcada para este sábado, dia 17 de setembro, às 19h, no Teatro Municipal de Ouro Preto, dentro do Primeiro Festival de Ópera de Ouro Preto. 

No dia 22 de setembro, a ópera estreia no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em Belo Horizonte, às 20h, ficando em cartaz até o dia 24 de setembro. 

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos