17 DE AGOSTO: DIA NACIONAL DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Desde 1998, o Brasil comemora no dia 17 de agosto o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data marcou o centenário do mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade, responsável pela criação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1937

Vindo de família de políticos e grandes intelectuais, Rodrigo Melo Franco nasceu em Belo Horizonte no dia 17 de agosto de 1898, e faleceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1969. Além de político e grande intelectual, Rodrigo foi advogado, jornalista e escritor.

No jornalismo, Rodrigo foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos e integrou a equipe do Ministério da Saúde e Educação no governo de Getúlio Vargas, que tinha os mineiros Gustavo Capanema como titular da pasta e Carlos Drummond de Andrade como seu chefe de gabinete. 

Foi nesse ambiente de pensadores e intelectuais, herdeiros dos ideais da Semana de Arte Moderna de 1922, que Rodrigo criou o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), ficando à frente do órgão desde a sua fundação até 1967. 

Pouco antes de sua morte, em 1969, Rodrigo ainda prestava depoimentos à imprensa e comparecia a eventos ligados à sua experiência no SPHAN.

O que é patrimônio histórico?

Os patrimônios podem ser materiais, como objetos e construções, ou imateriais, como rituais e costumes. Minas Gerais detém sozinha mais de 60% de todo o patrimônio histórico tombado no Brasil. 

O Estado tem ainda quatro patrimônios culturais da Humanidade, tombados pela UNESCO, sendo eles: os centros históricos de Ouro Preto e Diamantina; o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; e o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, na capital mineira. 

Hoje o Brasil é o 13º país no ranking com maior número de patrimônios da Humanidade. São 22 bens tombados, em 17 estados. 

APPA – Arte e Cultura

Participando ativamente da vida cultural do Estado de Minas Gerais com repercussão e ações em nível nacional, a APPA – Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes é parceira do IEPHA-MG na preservação dos bens tombados do Estado de Minas Gerais.

Nos últimos anos a APPA vem trabalhando diuturnamente na promoção e preservação do Palácio da Liberdade (foto), um dos bens mais representativos da cultura e da história mineira, e da lendária Fazenda Boa Esperança, no município de Belo Vale – só para citar algumas de nossas ações.

Em ambos os bens, a APPA realiza eventos culturais, visitação e projetos de educação patrimonial, nesses espaços que integram e fazem parte da vida cultural, social e turística de Minas Gerais.  

Área restrita ao
sistema de compras
e contratações

Área restrita aos colaboradores da APPA, dedicada a informativos e documentos internos