Inscrições abertas | Oficina Processo de Tradução do livro Grande Sertão: Veredas

Inscrições abertas | Oficina Processo de Tradução do livro Grande Sertão: Veredas

O Itaú Cultural, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, abre de 23 de setembro (segunda-feira) a 9 de outubro (sexta-feira) as inscrições para Processo de Tradução do livro Grande Sertão: Veredas, oficina que realiza nos dias 22 e 23 de outubro (terça-feira e quarta-feira) em Belo Horizonte. A ação, que já foi realizada no Rio de Janeiro e acontecerá ainda em São Paulo, é ministrada pela tradutora australiana Alison Entrekin. Com apoio do Itaú Cultural, ela vem desde 2017 se dedicando à tradução desta obra para o inglês, projeto previsto para ser concluído até 2021.

Acesse o link de inscrição.

São oferecidas 30 vagas para tradutores, escritores e acadêmicos interessados na oficina, gratuita, que trata dos aspectos mais complexos da tradução da obra Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Durante esses dois dias de atividade, no período das 18h às 21h20, são discutidos trechos da tradução feitos até agora por Alison Entrekin. A tradutora propõe, ainda, exercícios de tradução coletiva de trechos que ela já traduziu do livro, que em 2016 completou 60 anos de publicado.

Para concorrer a uma vaga, os interessados devem inscrever no formulário uma carta de intenção, com detalhamento de familiaridade com a obra de Guimarães Rosa, e um breve currículo, que serão avaliados por membros da equipe do Itaú Cultural e da tradutora. Para participar, é necessário, ainda, que o candidato tenha inglês em nível intermediário.

Não será fornecido certificado aos participantes. A lista dos selecionados será divulgada no dia 16 de outubro, pelo site da Fundação Clóvis Salgado.

Sobre a ministrante

Alison Entrekin é tradutora literária australiana radicada no Brasil. Traduziu livros de Chico Buarque, Clarice Lispector, Paulo Lins, Adriana Lisboa, Cristóvão Tezza, Eva Furnari e Daniel Galera, entre outros. Escreve uma coluna sobre tradução na revista Pessoa e prepara uma nova tradução para o inglês de Grande Sertão: Veredas, do João Guimarães Rosa, com apoio do Itaú Cultural.

Mais informações sobre o projeto.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Oficina Processo de Tradução do livro Grande Sertão: Veredas
 Onde? Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro
 Quando? 22 e 23 de outubro | 18h às 21h20
 Entrada? Gratuita. Inscrições.
 Informações para o público: (31) 3236-7400