Sinfônica em Concerto | Música de Cinema

Sinfônica em Concerto | Música de Cinema

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresentou Sinfônica em Concerto com obras de Lorenzo Fernandes (Batuque), Franz Peter Schubert (Sinfonia n8) Robert Alexander Schumann (Sinfonia n4)

Após o sucesso das apresentações realizadas no mês de setembro, que trouxe ao Palácio das Artes integrantes de vários fãs Clubes dos filmes, a Fundação Clóvis Salgado realiza dois novos concertos unindo Música e Cinema, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Os representantes dos fãs clubes estarão de volta e, ainda, fantasiados de cosplay.

Com regência do maestro assistente Sérgio Gomes, serão interpretados trechos de trilhas sonoras de grandes produções da Sétima Arte e também serão exibidos fragmentos dos filmes das respectivas trilhas. No repertório, composições que deram ainda mais emoção a produções como a saga Harry Potter, Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, além de Superman, Jurassic Park, Star Wars e A Lista de Schindler. Este evento tem a correalização da APPA Arte e Cultura.

Uma das mais bem-sucedidas adaptações da Literatura para o Cinema, a saga Harry Potter está no imaginário de adultos e crianças. Dessa história, a OSMG executa as composições The Sorcere’s StoneHedwig’s ThemeThe Sorcere’s StoneNimbus 2000 e Harry’s Wondorous. Dos clássicos de aventura Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, será interpretado Raider’s March.

De Superman, a Orquestra Sinfônica executa March, tema introdutório do filme. A abertura do clássico de ficção científica Jurassic Park também está no repertório, assim como as composições Suite for OrchestraMain TitlePrincess Leia’s ThemeThe Imperial March (Darth Vader’s Theme), Yoda’s Theme e Throne Room & End Title, de Star Wars, uma das sagas mais cultuadas de todos os tempos.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Considerada uma das mais ativas do país, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais cumpre o papel de difusora da música erudita, diversificando sua atuação em óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre, na capital e no interior de Minas Gerais. Seu atual regente titular é Silvio Viegas. Criada em 1976, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais em 2013. Participa da política de difusão da música sinfônica promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação Clóvis Salgado, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Concertos Comentados, Sinfônica ao Meio-dia, Sinfônica em Concerto, além de integrar as temporadas de óperas realizadas pela FCS. Mantém permanente aprimoramento da sua performance executando repertório que abrange todos os períodos da música sinfônica, do barroco ao contemporâneo, além de grandes sucessos da música popular, com a série Sinfônica Pop. Já estiveram à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais os regentes Wolfgang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Aylton Escobar, Emílio de César, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos.

 

Sérgio Gomes – Graduado em trompa pela UFMG em 1997, nasceu no estado do Rio de Janeiro e iniciou seus estudos musicais com seu pai o maestro Sebastião Gomes e de trompa aos 11 anos na Escola de Musica de Brasília com o professor Raimundo Martins. Em 1977, passou a integrar como primeiro trompista a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas atuando também como solista. Em 1981, foi convidado a participar da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais como primeiro trompista e solista. Esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais na Série Sinfônica no Museu, Concertos Educativos, Concertos no Parque, Concerto na Cidade, Sinfônica ao Meio Dia, Sinfônica em Concerto e Sinfônica Pop. Sergio é o primeiro trompista solista e regente-assistente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

PROGRAMA

“John Williams e música de cinema”

Harry Potter

The Sorcere’s Stone

Hedwig’s Theme

The Sorcere’s Stone

Nimbus 2000

Harry’s Wondorous

Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida

Raider’s March

Superman

March

Jurassic Park

Teme Song

Star Wars

Suite for Orchestra

Main Title

Princess Leia’s Theme

The Imperial March (Darth Vader’s Theme)

Yoda’s Theme

Throne Room & End Title

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Onde? Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Período: 26/10 e 27/10 às 20h30
 Entrada? R$20 (inteira) R$10 (meia). Ingressos.
 Informações para o público: (31) 3236-7400