Carregando...
DIARTNotícias

Sarau no Café | Coral Lírico de Minas Gerais

No dia 30 de julho, terça-feira, às 12h, em mais uma edição da série Sarau no Café, o Coral Lírico de Minas Gerais leva ao Café do Palácio, no Palácio das Artes, repertório que contempla diferentes compositores brasileiros. Sob regência de Lara Tanaka, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado interpreta as obras Sabiá coração de uma viola, de Aylton Escobar, Ó mana deix’eu ir, David Machado, e Suíte nordestina, de Ronaldo Miranda. A apresentação tem acompanhamento de Fred Natalino ao piano.

De acordo com a maestrina Lara Tanaka, a escolha de um repertório que celebra a produção musical brasileira é uma forma de mostrar ao público toda a diversidade artística que já é marca do Coral Lírico de Minas Gerais. “A cada apresentação buscamos inovar nosso repertório, oferecendo ao público um leque de composições e estilos. Nessa edição vamos celebrar uma significativa parte da produção brasileira”, destaca.

O programa da apresentação tem início com a obra Sabiá coração de uma viola, de Aylton Escobar, considerado o ícone da composição coral brasileira. A obra foi composta por encomenda do Jornal do Brasil que patrocinava um Concurso Nacional de Corais. Lara Tanaka explica que essa composição combina diferentes aspectos da música brasileira. “Por um lado, o compositor utiliza-se de texturas polirrítmicas usando onomatopeias para imitar instrumentos de percussão. Por outro, explora o lirismo da marcha-rancho e, até mesmo, da tradicional modinha do século XIX”, pontua a maestrina.

Na sequência, o CLMG interpreta Ó mana deix’eu ir, de David Machado. Neste arranjo, a canção tradicional brasileira ganhou dramaticidade através de um tratamento repleto de densidade harmônica entre as vozes.

O concerto se encerra com a Suíte Nordestina, de Ronaldo Miranda. A obra celebra toda a diversidade sonora da região Nordeste do país. “É uma composição muito bonita e muito significativa, pois ela traduz a sonoridade e a força do povo nordestino. É uma das obras mais belas do repertório brasileiro”, comemora Lara Tanaka.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura. 

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Sarau no Café
 Onde? Café do Palácio | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1.537
 Quando? 13 de agosto | 12h
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público: (31) 3236-7400
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *