15/07/2019 – EDITAL 14/2019 – RESULTADO FINAL – VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA OSMG 2019

15/07/2019 – EDITAL 14/2019 – RESULTADO FINAL – VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA OSMG 2019

EDITAL 14/2019 – VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA OSMG 2019

A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, associação cultural sem fins lucrativos, de direito privado, qualificada como OSCIP nos moldes da Lei nº 23.081/2018, por intermédio de seu Presidente no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas em seu Estatuto Social e Regulamento de Compras e Contratações, torna pública a abertura das inscrições para o VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS 2019, nas modalidades CANTO, INSTRUMENTO e REGÊNCIA.

O concurso selecionará jovens talentos para apresentação com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – OSMG, da Fundação Clóvis Salgado, em concertos no Grande Teatro do Palácio das Artes, a serem realizados nos dias 23 e/ou 24 de julho de 2019, sob regência de Roberto Tibiriçá. Essa ação integra o escopo do Termo de Parceria nº. 41/2017, firmado entre a APPA e a Fundação Clóvis Salgado.

No ato de inscrição, o candidato deverá, primeiramente, preencher o formulário disponibilizado no endereço eletrônico http://bit.ly/concursojovenssolistas2019. Após o preenchimento do referido formulário, o candidato deverá enviar, para o e-mail jovens.solistas@appa.art.br, uma cópia digitalizada de documento de identificação, com foto, que contenha CPF – identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), bem como comprovante de endereço atualizado. Para inscrições de candidatos menores de idade, deverão ser respeitadas as condições previstas no item 1.4. Dúvidas sobre o preenchimento também poderão ser enviadas para o e-mail jovens.solistas@appa.art.br.

  • DAS INSCRIÇÕES:
    1. Período de inscrição: até às 23h59 do dia 07 de julho de 2019.
    2. Confirmação da inscrição: a confirmação será enviada, por e-mail, após a análise dos documentos enviados, em até 48 horas após a inscrição.
    3. As inscrições de candidatos menores de idade somente poderão ser validadas mediante envio de autorização, devidamente assinada e datada, de seus representantes legais.
  • DOS PRÉ-REQUISITOS:
    1. Ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir a idade de até 25 (vinte e cinco) anos, até a data de 07/07/2019 para os instrumentistas;
    2. Ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir a idade de até 35 (trinta e cinco) anos, até a data de 07/07/2019 para os cantores;
    3. Ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir a idade de até 30 (trinta) anos, até a data de 07/07/2019 para os regentes.
    4. Serão aceitas inscrições de vencedores de concursos anteriores, desde de que observados os pré-requisitos dos subitens 2.1, 2.2 e 2.3.
  • DAS CATEGORIAS:
    1. O Concurso para Jovens Solistas da OSMG 2019 é destinado a cantores dos seguintes registros vocais: soprano, mezzosoprano, contratenor, contralto, tenor, barítono e baixo;
    2. O Concurso para Jovens Solistas da OSMG 2019 é destinado a instrumentistas dos seguintes naipes: Cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Violão e Piano), Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote) e Metais (Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba);
    3. O Concurso para Jovens Solistas da OSMG 2019 é destinado a alunos de regência que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência. O candidato deverá comprovar uma das duas referidas situações e ter preparo suficiente para atender às exigências descritas no item 6.2.

Os selecionados se apresentarão junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em concertos a serem realizados nos dias 23 e/ou 24 de julho de 2019 no Grande Teatro do Palácio das Artes.

  • DAS PROVAS PARA INSTRUMENTISTAS:
    1. As provas serão realizadas no dia 12 de julho, a tarde, para os instrumentos de cordas; no dia 13 de julho para madeiras e metais; dia 14 de julho para pianistas. As provas serão realizadas na Sala de Ensaios da OSMG 4º andar, ou em outra Sala do Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-004, em horários que serão divulgados após o fechamento das inscrições. O candidato deverá ter disponibilidade de horários total para as datas mencionadas.
    2. O candidato instrumentista deverá apresentar duas obras no momento da audição: o 1º movimento de concerto escolhido pelo candidato e as obras abaixo definidas pelo concurso:
Instrumento Obras definidas pela banca examinadora
Flauta 2º movimento (Courante) da partita para flauta solo em lá menor, BWV 1013 – J. S. Bach
Oboé Uma das “Six Metamorphosis after Ovidio”, Op. 49 – B. Britten
Clarineta 2ª e 3ª das “Três peças para clarineta solo” – I. Stravinsky
Fagote “Mistério” ou “Macunaíma”, das “16 valsas para fagote solo” – F. Mignone
Trompa Melodia (1974) para trompa solo – Osvaldo Lacerda
Trompete Intrada – Otto Ketting
Trombone Início até compasso 110 (Andante sostenuto) de “Morceau Symphonique” – A. Guilman
Tuba Touch of Tuba – A. Drink
Saxofone Concertino para saxofone alto, de Radamés Gnatalli
Violino Um movimento das Sonatas e Partitas para violino solo, de J. S. Bach
Viola 1º movimento das Suítes para violoncelo solo, de J. S. Bach
Violoncelo 1º movimento das Suítes para violoncelo solo, de J. S. Bach
Contrabaixo 1º movimento das Suítes para violoncelo solo, de J. S. Bach
Piano 1º movimento de uma das Suítes Inglesas ou Francesas, de J. S. Bach
Harpa “Au Matin”, de Marcel Tournier
Violão 1º movimento de uma das Suítes para alaúde, de J. S. Bach
  • DAS PROVAS PARA CANTORES:
    1. As provas serão realizadas no dia 14 de julho de 2019, na Sala de ensaios do CLMG, 2º andar, ou em outra Sala do Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-004, em horários que serão divulgados após o fechamento das inscrições. O candidato deverá ter disponibilidade de horários total para a data.
    2. O candidato deverá apresentar duas obras no momento da audição: uma canção e uma ária de ópera, ambas a serem escolhidas pelo candidato.
    3. Para o acompanhamento das obras escolhidas, cada candidato deverá trazer seu próprio pianista acompanhador.
    4. Não será admitida participação sem o pianista acompanhador.
  • DAS PROVAS PARA REGENTES:
    1. As provas serão realizadas no dia 12 de julho de 2019, às 10 horas da manhã, na Sala de ensaios da OSMG 4º andar, ou em outra Sala do Palácio das Artes, na Av. Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte/MG, CEP 30.130-004, em horários que serão divulgados após o fechamento das inscrições. O candidato deverá ter disponibilidade para qualquer horário nesta data.
    2. O candidato será submetido a um ditado a 04 vozes, que será executado por: um OBOÉ, uma CLARINETA EM SI BEMOL, um FAGOTE e uma TROMPA EM FÁ. Este ditado constará como prova ELIMINATÓRIA. Os candidatos aprovados nesta 1ª Eliminatória, passarão para a 2ª Eliminatória em sala, com piano, onde deverão reger a obra Abertura-Fantasia Romeu e Julieta, de Piotr Ilitch Tchaikovsky. Desta 2ª prova Eliminatória serão selecionados os candidatos que irão para a fase FINAL, com a OSMG, onde terão 30 minutos cada um para ensaiar a orquestra. Desta prova FINAL, será eleito o vencedor do concurso com o voto conferido pelos músicos da OSMG. O vencedor regerá a obra citada acima no Concerto de Premiação do VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA OSMG.
  • DA BANCA EXAMINADORA:
    1. A Banca Examinadora do Concurso Jovens Solistas da OSMG 2019 será presidida pelo maestro Roberto Tibiriçá.
    2. Serão considerados vencedores, em cada modalidade do concurso, aqueles candidatos que obtiverem a maior nota, desde que maior que 90% dos pontos distribuídos.
    3. A decisão da Banca Examinadora do concurso é soberana e irrevogável.
    4. Caso o candidato seja aluno de um dos membros da banca, este não poderá votar, sendo atribuída a média final dos outros dois membros.
  • DOS RESULTADOS DAS PROVAS DE SELEÇÃO:
    1. Serão divulgados, até o dia 15 de julho de 2019, e estarão disponíveis nos sites www.appa.art.br e www.fcs.mg.gov.br.
  • DA ELIMINAÇÃO DE CANDIDATOS:
    1. Será eliminado o candidato que deixar de comparecer no dia da prova e/ou usar de meios fraudulentos ou de comportamento inadequado na inscrição ou ao fazer as provas.
  • DA PREMIAÇÃO:
    1. Os Jovens Solistas selecionados serão honrados com a participação nos concertos dos dias 23 (Sinfônica ao Meio-dia) e/ou 24 (Sinfônica em Concerto) de julho de 2019, juntamente com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – OSMG, no Grande Teatro do Palácio das Artes.
    2. Não haverá distribuição de prêmios em espécie.
  • DO MATERIAL DE ORQUESTRA:
    1. O candidato se obriga a apresentar ao arquivo da OSMG todo o material de orquestra, bem como a(s) partitura(s) do regente, do(s) Concerto(s) escolhido(s) para os dias 23 e/ou 24 de julho, caso estes não existam no arquivo da OSMG;
    2. O arquivo musical da OSMG se disponibiliza a informar aos candidatos sobre a existência ou não das obras escolhidas pelo e-mail arquivomusical@fcs.mg.gov.br e telefone (31) 3236-7323, das 07 às 13 horas de segunda a sexta-feira, não devendo, no entanto, ser desconsiderado o disposto no item anterior.
    3. Caso a obra não seja legalmente de domínio público, é de responsabilidade do candidato, apresentar à banca examinadora, no momento de sua prova, documento de liberação dos direitos autorais, sem ônus para a APPA ou para a Fundação Clóvis Salgado.
  • DOS DIREITOS DE USO DE IMAGEM:
    1. Ao efetivar a sua inscrição no concurso a que se refere o presente edital, o candidato concorda expressamente e autoriza a APPA e a Fundação Clóvis Salgado a reproduzir, veicular e divulgar a imagem, voz, nome, interpretação e/ou execução musical junto à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sem qualquer custo ou ônus.
    2. Considerando o caráter educativo-cultural das atividades desenvolvidas pela APPA e pela Fundação Clóvis Salgado, a presente licença é firmada por prazo indeterminado, de forma irrevogável, no território nacional e internacional e compreende a veiculação, fixação e reprodução da imagem, voz, nome, interpretação e/ou execução musical do Licenciante pelo sistema de radiodifusão, internet, DVD, CD, material impresso, vinhetas e quaisquer outros meios de comunicação existentes ou que venham a ser inventados, passíveis de veicular, transmitir e retransmitir a imagem e/ou áudio, inclusive através de suas parceiras, inclusive no Brasil e no exterior.
    3. Nos termos do Código Civil e da Lei n° 9.610/98, fica assegurada, quando existente, a indicação dos créditos autorais e demais direitos morais do Licenciante.
  • DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
    1. Os candidatos deverão chegar para sua prova com uma hora de antecedência.
    2. A APPA se reserva o direito de não preencher todas as vagas disponíveis, caso os candidatos não atendam aos requisitos exigidos.
    3. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência da APPA e da Fundação Clóvis Salgado, considerando a Diretoria Artística da FCS.

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÕES

 15/07/2019 – RESULTADO FINAL: Canto  | Instrumento  | Regência 

 14/07/2019 – Aprovados nas 1ª e 2ª eliminatórias | Regência 

 11/07/2019 – Retificação – Datas e horários das provas | 

10/07/2019 – Datas e horários das provas: Canto  | Instrumento  | Regência 
04/07/2019 – Nota de esclarecimento 002
24/06/2019 – Nota de esclarecimento 001
06/06/2019 – VII CONCURSO PARA JOVENS SOLISTAS DA OSMG 2019 | Edital