Dia Internacional da Dança

Palácio das Artes | Dia Internacional da Dança

A dança para além dos palcos. Essa é a proposta da edição especial da série Encontros com a Cia. de Dança, que a Fundação Clóvis Salgado promove para celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Uma série de palestras, aulas e atividades estão programadas, propondo um diálogo mais aberto entre os bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e o público, durante o Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança. Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições podem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário online.

Acesse o LINK DE INSCRIÇÃO | Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O evento contempla aulas abertas ministradas pelo diretor artístico da CDPA, Cristiano Reis; workshop de trechos do repertório coreográfico da CDPA, para bailarinos e bailarinas; palestras com os bailarinos Lívia Espírito Santo, Karla Couto e Eder Braz; ensaio aberto seguido de bate-papo para escolas da rede pública; além da apresentação do espetáculo lalangue: carta à mãe, encerrando a programação.

Tendo como ponto de partida a série permanente Encontros com a Cia. de Dança, iniciativa da FCS para a formação de público em que a CDPA recebe alunos de escolas públicas no estúdio Klauss Vianna, espaço de práticas e ensaios do corpo artístico da Instituição, a Semana Internacional da Dança vai possibilitar que o público entenda os processos de criação de um espetáculo, a rotina dos bailarinos da CDPA e, até mesmo, os cuidados que os artistas têm com o próprio corpo.

De acordo com Cristiano Reis, também responsável pela curadoria do evento, a programação foi pensada em conjunto com os próprios bailarinos da CDPA e contempla questões que, na maioria das vezes, fogem do conhecimento geral. “Queremos abrir as portas da CDPA para o público de uma forma mais intimista. Nossa proposta é que as pessoas conheçam e se interessem pela nossa rotina, o nosso trabalho, os processos criativos que permeiam nosso trabalho”, destaca.

O diretor artístico reforça, ainda, que a realização dessa semana reforça uma importante diretriz da Fundação Clóvis Salgado em democratizar o acesso a diferentes linguagens artísticas. “No caso da dança, por exemplo, os participantes poderão entender etapas criativas que, na maior parte do tempo, ficam limitadas apenas à pesquisa e ao trabalho dos bailarinos que integram o elenco da Cia. de Dança”, pontua Cristiano Reis.


A dança e seus sentidos – Abrindo a programação do evento Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança, a FCS promove a aula prática “Improvisação a partir do Jogo” com o diretor da CDPA, Cristiano Reis. A atividade é baseada na temática do universo lúdico como ponto de partida para a dança, destacando conceitos como atenção, abertura às práticas, relação do corpo com o objeto. A aula será realizada na segunda-feira, 29 de abril, às 13h, no estúdio Klauss Vianna. A entrada é gratuita.

Em seguida, a bailarina Livia Espírito Santo vai ministrar a palestra “Tensionamentos entre arte e instituição pública: reflexões sobre a Cia. de Dança Palácio das Artes”. Aberta ao público, a palestra, que é fruto da tese de mestrado da bailarina, propõe uma reflexão sobre a dança realizada profissionalmente no contexto de instituições públicas, analisando o percurso artístico institucional da CDPA como objeto de debate para refletir os desafios de uma atuação artística continuada e transformada. A palestra acontece na sala Juvenal Dias, às 15h30, com entrada gratuita.

No dia seguinte, terça-feira, 30 de abril, será a vez dos cuidados com o corpo ditarem a programação. Às 13h, no Pequeno Estúdio, o bailarino Eder Braz ministra a aula aberta “Conhecendo a técnica de Fletchter Pilates”, desenvolvida para bailarinos por um dos discípulos de Joseph Pilates. Para realizar essa atividade, o participante deve ter alguma experiência em dança. Ao todo, são 20 vagas ofertadas.

Às 15h30, na Sala Juvenal Dias, os bailarinos e professores Karla Couto e Eder Braz ministram a palestra “Prevenir para não inflamar – A importância da prevenção como parte do trabalho do bailarino”. A atividade também é gratuita e é destinada a bailarinos e público em geral. Para encerrar a programação do dia, às 18h30, o diretor da Cia. de Dança ministra a aula aberta “Descobrindo um corpo Dançante”. A proposta é aproximar o público da linguagem da dança, por meio de atividades que despertem a noção corporal nos participantes. São 30 vagas e não é necessária experiência.

Na quinta-feira, 2 de maio, às 13h, a professora e bailarina Andréa Faria vai ministrar a aula aberta de Gyrokinesis, técnica que trabalha todo o corpo, dando ênfase nos movimentos naturais da coluna vertebral. A atividade será realizada no estúdio Klauss Vianna e é voltada para participantes com experiência em dança. São 20 vagas ofertadas, e as inscrições são gratuitas. Às 15h30, também no estúdio Klauss Vianna, haverá uma atividade complementar à aula aberta: o workshop “Trechos do Repertório Coreográfico da Cia. de Dança”.

No dia seguinte, sexta-feira, 3 de maio, o bailarino e professor Marcos Elias ministra a aula aberta “Técnica Clássica para bailarinos com experiência em Dança Clássica, intermediária a avançada”. A atividade acontece às 13h, no estúdio Klauss Vianna. São 20 vagas disponibilizadas, e a inscrição é gratuita. Complementando a atividade, às 15h, no mesmo local, acontece mais um workshop com trechos do repertório coreográfico da CDPA.

Para encerrar a programação do evento Encontros com a Cia. de Dança – Semana Internacional da Dança, o público poderá conferir a apresentação do espetáculo lalangue: carta à mãe. Com direção de Morena Nascimento e cocriação dos próprios bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes, a montagem é inspirada nos diferentes manifestos do universo feminino. Serão duas apresentações gratuitas, na quinta-feira, 9 de maio, e na sexta-feira, 10 de maio, às 20h, no estúdio Klauss Vianna, com capacidade para 100 espectadores. Os ingressos podem ser retirados 1 hora antes, no Balcão de Informações do Palácio das Artes.

Este evento possui a correalização da APPA – Arte e Cultura.


INFORMAÇÕES GERAIS

O quê? Dia Internacional da Dança
Onde? Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG)
Quando? 29/4 a 10/5 | Para horários, consulte a programação
Quanto? Evento gratuito
Informações para o público: (31) 3236-7400