Made in Minas Gerais

Made in Minas Gerais: Gastronomia, Música e Cultura

O evento, que resgata as riquezas de cada região do estado, conta com uma programação diversa, que une  gastronomia, música, palestras e produtos mineiros

Que Minas Gerais tem uma forte tradição culinária, é berço da produção de queijo e é cercada por paisagens de tirar o fôlego, muita gente já sabe. Mas, ainda há muitas outras riquezas escondidas em cada uma das regiões do estado, afinal, como disse Guimarães Rosa, “Minas são muitas”. Por isso, no dia 5 de maio, domingo, a partir das 11h, as diversas manifestações culturais do estado estarão reunidas no Made in Minas Gerais, uma festa genuinamente mineira. O evento, que tem entrada gratuita mediante retirada de ingresso no Sympla, acontecerá no coração de Belo Horizonte/MG, no cruzamento entre as avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas, na Praça da Savassi.

“Belo Horizonte sempre foi palco de iniciativas relacionadas à cultura, mas percebi que nunca estive em um evento que contemplasse todo o estado. E foi assim que surgiu a inspiração para o Made in Minas Gerais: da certeza de que as tradições genuinamente mineiras merecem um evento que valorize as raízes do seu povo”, enfatiza Jordane Macedo, que é o curador e idealizador do evento.

No Made in Minas Gerais, o público, orientado pelos pontos cardeais, poderá “culturar” o que há de especial no estado, feito por quem desenvolve a cultura de cada região. Na programação, chefs de cozinha, músicos renomados, além da exposição e comercialização de produtos mineiros. “Uma oportunidade de viajar por Minas sem sair do lugar”, ressalta Jordane.

Gastronomia

Em se tratando de gastronomia, o público poderá experimentar, por exemplo, pratos que sempre se ouviu falar: do arroz com pequi do Norte do estado ao leitão à pururuca de Tiradentes. O evento contará com a participação de algumas “excelências” na cozinha: como os chefs Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, em Belo Horizonte; Fred Trindade, que comanda o Tragaluz Restaurante Casa, em Tiradentes; Leonard Espíndola, da Cantina do Léo, em Montes Claros; Maria de Lourdes, do Maria das Tranças; Luiz Ney, da Pousada Villa Paolucci, em Tiradentes; Daniela Melo, do Terra Brasilis Restaurante, em Uberlândia; e Janaina Resende, do restaurante Pier Terramare, em Furnas. O valor dos pratos varia entre R$ 26 e R$ 34 . Depois de provar as delícias de cada região, o público participará de uma votação para eleger o melhor prato da cozinha mineira apresentado no Made in Minas Gerais.

Música

Entre as atrações musicais, Wagner Tiso, um dos fundadores do Clube da Esquina, ao lado de Nivaldo Ornelas e Juarez Moreira, celebrará os 60 anos de carreira. Outro destaque será a apresentação do Dudu LimaTrio, aclamado por Stanley Jordan como um dos melhores instrumentistas que já viu tocar, um dos mais respeitados grupos instrumentais em atividade no país, liderado pelo compositor mineiro Dudu Lima, ao lado de Ricardo Itaborahy (teclados e vocais, não pode ter voz no evento, pois lei rouanet não permite) e Leandro Scio (bateria). O DJ Zubreu também vai animar o público que passar pelo evento.


O Made in Minas Gerais também contará com Espaço kids. Os animais de estimação também são bem-vindos, já que o evento é Petfriedly.

Toda a programação do evento pode ser acessada pelo site www.madeinminasgerais.com.br ou pelo perfil @madeinminasgerais no Facebook e Instagram.

O evento Made in Minas Gerais é uma realização da Culturar Produções, com o patrocínio da Siccob, copatrocínio da Mássime Sol e correalização da APPA – Arte e Cultura.


INFORMAÇÕES GERAIS

O quê? Made in Minas Gerais
Quando? 05 de maio de 2019
Ingressos? Gratuitos | Retirar Ingressos
Informações para o público: site do evento