Fundação Clóvis Salgado dá continuidade às ações do NÚCLEO DE ÓPERA do Cefart com palestras e atividades sobre a nova montagem O ELIXIR DO AMOR

Fundação Clóvis Salgado dá continuidade às ações do NÚCLEO DE ÓPERA do Cefart com palestras e atividades sobre a nova montagem O ELIXIR DO AMOR

La Traviata

A Fundação Clóvis Salgado realiza o sexto Ciclo de Palestras e Atividades, que terá como tema a ópera O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, com estreia marcada para 20 de abril, às 20h, no Grande Teatro do Palácio das Artes. As demais récitas serão nos dias 22, 24 e 26, às 20h, e no dia 28, às 19h. A atividade faz parte da programação do Núcleo de Ópera do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/X8k2n6WRY5wnNrD8A.

O Ciclo de Palestras e Atividades tem início no dia 8 de abril e é composto pelos módulos ContextoMúsicaCena e Tecnologia da Cena, e Produção. As montagens operísticas La TraviattaNorma e Porgy and Bess, realizadas nos últimos dois anos, também fizeram parte das atividades do Núcleo de Ópera, contribuindo para que o público compreenda um pouco mais a respeito do universo das óperas, passando pelo contexto histórico, preparação do palco, do figurino, dos músicos e toda a cadeia produtiva que integra uma montagem operística.

Além das palestras sobre os assuntos relacionados ao contexto de O Elixir do Amor, a programação do Ciclo conta, também, com visitas ao palco do Grande Teatro do Palácio das Artes durante a montagem, além da atividade Conversando Sobre a Ópera com o maestro Silvio Viegas e a possibilidade de assistir ao ensaio geral no dia 18 de abril.

Entre os palestrantes estão Silvio Viegas, Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e Diretor Musical da ópera O Exlixir do Amor; Pablo Maritano, responsável pela Concepção, Direção Cênica, Cenários e Iluminação; Desirée Bastos, Cenógrafa e Figurinista; Lara Tanaka, Maestrina do Coral Lírico de Minas Gerais; Cláudia Malta, Diretora de Produção Artística da FCS e Tiago Roussin, baixo-barítono que atuou como solista em La Traviatta.

 PALESTRAS

  • Contexto

A Ópera na História, a História da Ópera

Tiago Roussin

Sala do Coral Lírico de Minas Gerais

08/04 – 14h

 

  • Música

Direção Musical e O Coro na Ópera

Silvio Viegas e Lara Tanaka

Sala do Coral Lírico de Minas Gerais

09/04 – 14h

 

  • Cenae Tecnologia da Cena

Direção Cênica, Cenografia e Iluminação

Pablo Maritano

Desirée Bastos

Sala do Coral Lírico de Minas Gerais

10/04 – 14h

 

  • Produção

A Produção da Ópera

Cláudia Malta

Sala do Coral Lírico de Minas Gerais

11/04 – 14h

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

  • Visita ao Palco do Grande Teatro

Ronaldo Coelho

Palco do Grande Teatro do Palácio das Artes

18/04 – 16h30

 

  • Ensaio geral da Ópera O Elixir do Amor

Grande Teatro do Palácio das Artes

18/04 – 20h

Convite especial

 

  • Conversando sobre a Ópera

Silvio Viegas

Foyer do Grande Teatro do Palácio das Artes

20, 22, 24 e 26/04 – 19h

28/04 – 18h

Participação mediante apresentação do ingresso para a ópera.

Este evento tem correalização da APPA – Arte e Cultura. 

INFORMAÇÕES GERAIS

O quê? O sexto Ciclo de Palestras e Atividades, como tema a ópera O Elixir do Amor
Onde? Grande Teatro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
Quando? 8 a 11, 18, 20, 22, 24, 26 e 28 de abril
Quanto? Participação mediante apresentação do ingresso para a ópera.
Informações para o público: 3236 -7400