Curso gratuito OLHAR A CIDADE, baseado na exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico

Curso gratuito OLHAR A CIDADE, baseado na exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico

Em diálogo com a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico, a Fundação Clóvis Salgado realiza, por meio da Escola de Artes Visuais do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, o curso Olhar a Cidade, de 27 a 29 de março. A atividade propõe uma investigação do olhar sobre o espaço urbano como forma de estimular a percepção das dimensões estéticas e as histórias da cidade.

Ministrado pelo coordenador da Escola de Artes Visuais, Lucas Amorim, o curso acontece das 14h às 17h e tem carga horária total de 10h. As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de março.  O resultado será divulgado às 18h do dia 22 de março, no site da FCS.

Acesse o LINK DE INSCRIÇÃO do curso.

Acesse o EDITAL.

Os participantes utilizarão os próprios telefones celulares ou câmeras fotográficas para registrar imagens de um percurso pré-determinado, que fica entre a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e o Palácio das Artes. Segundo Lucas Amorim, essa atividade está baseada na metodologia da deriva, em que os participantes são estimulados a desenvolver a sensibilidade do olhar ao percorrer o próprio trajeto, pontuando sensações, percepções e observações ao longo do caminho.

“Ao ter a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico como ponto de partida, os participantes serão estimulados a pensar o espaço público como lugar de diferentes linguagens e manifestações e a perceber as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ainda ocorrem no centro da cidade”, destaca Lucas Amorim. No último encontro, o resultado das imagens e das percepções será compartilhado entre os participantes. A atividade será acompanhada por Carol Cafiero, bolsista do Programa de Residências para Pesquisas Artísticas da Fundação Clóvis Salgado, que desenvolve uma interlocução da fotografia como forma de se apropriar e repensar o espaço urbano.

Sobre a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico –  Aberta a visitações na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais até 25 de maio, a exposição Wilson Baptista: Urbano Fotográfico reúne 44 fotografias em preto e branco do acervo, estimado em cerca de trinta mil negativos, do belo-horizontino Wilson Baptista. Por meio do olhar do fotógrafo, é possível perceber as transformações urbanas, arquitetônicas e sociais que ocorreram no centro da capital mineira entre as décadas de 1930 e 1960, visitando micro-histórias nas práticas e acontecimentos públicos. Com curadoria de Paulo Baptista, fotógrafo, professor e filho de Wilson, a exposição traça não só uma linha do tempo da singularidade cotidiana de Belo Horizonte, mas possibilita, também, encontrar formas e composições autônomas derivadas de objetos familiares que se transformam em belíssimas torres e geometrias dos altos edifícios.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê?Curso Olhar a Cidade
Onde? CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 737, Centro, Belo Horizonte/MG)
Quando? 27 a 29 de março | 14h às 17h
Quanto? Gratuito
Informações para o público: (31) 3236-7400