Ópera Escola | Um Homem Só, de Camargo Guarnieri

Ópera Escola | Um Homem Só, de Camargo Guarnieri

Nos dias 17 e 18 de dezembro a Fundação Clóvis Salgado apresenta a ópera Um Homem Só, de Camargo Guarnieri, com os alunos da disciplina Ópera Escola da Escola de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. A apresentação acontece às 20h, no Teatro João das Neves, no Cefart Andradas.

SINOPSE

Um homem comum, vida comum, rotina comum. Um emprego desestimulante e saúde frágil. Uma mulher, filho, passarinho e Barão, o cachorro. José Pires de Assunção é o protagonista de Um Homem Só, ópera de Camargo Guarnieri, em que a trajetória de uma vida de decepções é o mote das consequências de suas más escolhas.

Em meio a um casamento abalado, José parte pela cidade em busca de sua esposa Mariana. Encontra pelo caminho o sorveteiro, a velha Nanci, conversa com o cobrador de aluguel, além de encontrar com operários que são seus amigos de longa data. Desiludido, para numa igreja à procura de acalanto divino, que não vem. Procura por um médico que tire a dor do seu peito e encontra negação. Até que decide afogar suas mágoas na bebida acompanhado por Alcides que, por sua vez, tenta lidar com seus próprios dilemas. Ainda no bar, levemente alterado, José Pires conhece a prostituta Rita, por quem se apaixona, projetando nela a imagem da amada Mariana. Depois de uma noite de amor intenso, a mulher cobra o valor do programa e José mais uma vez se decepciona, o que causa, enfim, uma parada cardíaca, que o leva morte.

José Pires de Assunção é o retrato de um homem que teve grandes oportunidades de sair do lugar em que estava, mas por acreditar numa falsa estabilidade cotidiana, se perde nos próprios caminhos e acaba, por fim, como um homem só.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura. 

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Um Homem Só, de Camargo Guarnieri | Ópera Escola
Onde? Teatro João das Neves – CEFART Andradas (Avenida dos Andradas, 723, Centro – Belo Horizonte/MG | ao lado da Serraria Souza Pinto)
Quando?  17 e 18 de dezembro | 20h
Entrada? Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400