28/11/2018 – EDITAL 33/2018 – TERMO DE REFERÊNCIA – AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMENTISTAS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS – OSMG TEMPORADA/2019

28/11/2018 – EDITAL 33/2018 – TERMO DE REFERÊNCIA – AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMENTISTAS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS – OSMG TEMPORADA/2019

A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, inscrita no CNPJ/MF 70.945.209/0001-03, com sede na Rua Boa Esperança nº. 405 – Carmo – CEP 30.310-730 – Belo Horizonte/MG, denominada neste instrumento simplesmente proponente, torna pública a abertura de inscrições para as seleções e audições de candidatos referente à formação de cadastro de músicos instrumentistas para a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – OSMG, da Fundação Clóvis Salgado – FCS, destinado a temporada/2019, em consonância com o Termo de Parceria nº 041/2017, a fim de que os interessados denominados ofertantes possam apresentar documentos para inscrição, conforme condições estabelecidas no presente Edital.

1. OBJETIVO DO TERMO DE REFERÊNCIA

O objetivo do presente Termo de Referência consiste na seleção de candidatos músicos instrumentistas de diversos naipes, aptos a participarem da programação/2019 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, conforme planejamento da Diretoria de Produção Artística – DPDA, em detrimento do Termo de Parceria nº 041/2017 estabelecido com a FCS – Fundação Clóvis Salgado.


2. DAS CONDIÇÕES E PRÉ REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

2.1. Poderão participar do presente Processo Seletivo, os músicos instrumentistas, maiores de dezoito (18) anos, abrangente às pessoas físicas ou jurídicas, desde que possuam atividades compatíveis com o objeto deste Edital.

2.2. Serão considerados como pré requisitos:

  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  • Cursar bacharelado em música a partir do 4º período. O curso deve corresponder ao instrumento escolhido no ato da inscrição;
  • Curso superior em música para o instrumento inscrito;
  • Ter experiência comprovada de, no mínimo, 02 anos em orquestra.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 27/11/2018 e 19/12/2018 , das 09h30min às 12h e das 13h30min às 17h00min, de segunda à sexta-feira , no endereço constante no preâmbulo deste instrumento e serão aceitas pessoalmente ou via SEDEX.

3.1.1. As inscrições efetuadas mediante entrega de documentação pessoalmente, proceder-se-á via recibo do atendente que receber a documentação, que servirá como comprovante de inscrição.

3.1.2. Para as inscrições efetuadas via SEDEX a postagem deverá ser efetuada dentro do período determinado e a documentação entregue até a data e horário limites indicados neste Edital, contendo na face externa do envelope – nome e número do Termo de Referência e nome do(a) Candidato(a).
Não serão aceitas inscrições apresentadas após a data e horário estipulados, ainda que a data de postagem seja anterior.

3.1.3. Também serão aceitas inscrições via e-mail, com toda documentação devidamente anexada em formato PDF, devendo o envio ser direcionado para o endereço eletrônico: flavio.milagres@appa.art.br, dentro do período estipulado no caput deste item.


4. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA TEMPORADA 2019

4.1. Os documentos exigidos nos subitens 3.1.1,3.1.2 e 3.1.3, referem-se a FICHA (ANEXO ÚNICO) devidamente preenchida e assinada, acompanhada da seguinte documentação:

I – Se Pessoa Física:

  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Currículo e demais documentos que comprovem conhecimento musical, participação anterior em orquestras, dentre outros pertinentes ao objeto deste edital.
  • Declaração da Instituição em que cursa Bacharelado de Música e o respectivo período;
  • 01 foto recente em formato jpeg e boa resolução.

II – Se Pessoa Jurídica:

  • Ato Constitutivo registrado e atualizado;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) impressão atual;
  • Documentos do representante legal do(a) CPF, RG e comprovante de endereço atualizado);
  • Comprovantes de regularidade fiscal e tributária (certidões de débito das Fazendas Federal e à Dívida Ativa da União, Estadual, Municipal, Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e Trabalhista);
  • Declaração da Instituição em que cursa Bacharelado de Música e o respectivo período;
  • Currículo e demais documentos que comprovem conhecimento musical, participação anterior participação anterior em orquestras, dentre outros pertinentes ao objeto deste edital.
  • 01 foto recente em formato jpeg e boa resolução.

4.2. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou por quaisquer outras condições, formas e prazos que não as estabelecidas neste edital.

4.3. Os Documentos originais deverão ser apresentados no dia da audição.

4.4. Os ensaios estão previstos em horários fixos no período da manhã, mas podem ser alterados conforme programação definida pela DPDA.

4.5. As apresentações da OSMG internas ou externas, poderão ocorrer em diferentes horários, localidades, nos feriados ou finais de semana.


5. DAS CATEGORIAS

5.1. As audições e seleções para músicos instrumentistas para atuação na programação artística da OSMG 2019, são destinadas aos seguintes naipes: Cordas (violinos fila), viola, violoncelo, contrabaixo); Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote); Metais (Trompa, Trompete, Trombones, Trombone baixo, Tuba, Percussão e Harpa); Teclados (Piano, Celesta, Cravo, Órgão) e Saxofones (Alto, Tenor, Barítono e Baixo).

5.2. Serão selecionados até 14 músicos instrumentistas, mantida a classificação final para efeito de reposição.


6. DO PROCESSO SELETIVO:

6.1. O processo seletivo constará de duas (02) fases:

I- Primeira fase: Pré-seleção;
II- Segunda fase: Provas e Audição.

6.2. A fase denominada como pré-seleção é destinada à verificação dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as) no ato da inscrição onde, a proponente poderá entrar em contato com as instituições emitentes das comprovações apresentadas, caso entenda necessário.


7. DAS PROVAS E DA AUDIÇÃO

7.1. A previsão é que a realização das provas ocorram nos dias 20 e 21 de dezembro de 2018 na Sala da Orquestra Sinfônica de MG, Avenida Afonso Pena, nº 1537, 4º andar, CEP. 30.130-004, Belo Horizonte/MG, em horários que serão divulgados após o fechamento das inscrições, com possibilidades de eventuais alterações, conforme cronograma do Termo de Parceria.

7.2. A prova será composta por trechos orquestrais e uma leitura à primeira vista, exceto saxofones que serão obras a livre escolha.

INSTRUMENTO OBRAS DEFINIDAS PELA BANCA EXAMINADORA
Violino J. Brahms – Sinfonia nº. 4, Op. 98 – 3º movimento Compassos 1 ao 44 e 295 ao final.

F. Mendelssonh – Sonho de uma noite de verão – Scherzo Compassos 17 até a letra E.

P. Tchaikovsky – Sinfonia nº 4 – Finale Início até letra B.

Viola Sinfonia Nº 6 de Tchaicovsky

Sonho de uma noite de verão de Mendelssohn, (Scherzo)

Violoncelo Sinfonia N. º 5 de Shostacovitch, 3ª Movimento compasso 88 a 93

Sinfonia N.º 9 Beethoven, 4º movimento do início até o compasso 140

Contrabaixo 5ª Sinfonia Beethoven – Schezo início até compasso 18; de 42 até 74. Trio (141) até 177. Anacruse de 198 até 218.

9ª Sinfonia Beethoven – 4º movimento todos os recitativos de 92 até 131

Flauta/Flautim Picoolo – Tchaikovsky, Symphony Nº. 4 in F Minor, Op.36  – III SCHERZO do compasso nº. 162 a 170 e do compasso nº. 194 ao compasso 203.

Flauta – M. Ravel, Daphnis et Chloé: Suíte nº.2. Inicio do compasso 176 até o início do compasso 180

Clarineta Sinfonia Nº. 2 de Rachmaninoff

Sonho de uma noite de verão de Mendelssohn

Oboé 4ª Sinfonia de Tchaicovsky, segundo movimento introdução

Borodin – Danzas Polovsianas

Rossini – La scala di Seta, introdução e solo rápdo

Fagote Concerto para Orquestra de B. Bartok – 2ª movimento do compasso 9 ao compasso 24, do compasso 165 ao compasso 180

Concerto para Piano em Sol de Ravel – 3ª movimento do nº 14 até o nº 16. Partes de 1º e 2ª Fagote.

Trompa Sinfonia nº 3 de Beethoven – 4º movimento compasso 380 a 400

Sinfonia N.º 5 de Shostacovitch

Trompete Petrushka de Stravinsky – Anacruse do compasso 135 com até 139

Sinfonia Nº5 de Mahler – 1ª movimento do início até  o 6ª compasso do nº 1

Trombone Sinfonia Nº. 3 – Gustav Mahler, do compasso nº. 6 ao nº. 20 e do compasso nº. 23 ao nº. 48

Sinfonia Nº. 3 Op 97 – Robert Schumann, do início compasso nº. 23

Bachianas Brasileiras Nº 2 , Prelúdio I O Canto do Capadócio – Villa-Lobos, “SOLO”

Trombone Baixo Sinfonia Nº 7Anton Bruckner – IV Finale, do compasso 191 letra P até o compasso 212 antes da letra S

A Criação – Haydn – Inicio do nº 26 “Chor Und Terzett” até o final da letra B um compasso antes da letra C

Suíte – Háry Jámos – Z. Kodaly –  Do 5ª compasso do número 5 “Poco Vieno Mosso” até o compasso 30

Tuba Sinfonia Nº 7Anton Bruckner – II Adagio, do compasso 175 (um antes da letra W) até o compasso 195 letra Y – IV Finale do compasso 191 letra P até o compasso 212 antes da letra S –  do compasso 257 letra V até o compasso 274 antes da letra W – do compasso 306 até o compasso 311 antes do letra Z

Vorspiel “Die Meistersinger Von Nürnberg” – Richard Wagner, início até compasso nº. 27 na letra A – do compasso 36 depois da letra G até o compasso 188 da letra L

Sinfonia Nº 4 Tchaykovisky – IV Finale do compasso nº. 127 até o compasso nº. 142

Percussão Xilofone –  Porgy and Bess – Introdução

Caixa –  Sheherazade – III mov.: letra D à letra E – IV mov.: 4 antes de N à 19 depois de N / Letra P à letra R

Pratos – Romeu e Julieta – letra E até 6 antes de F / 18 depois de S à 13 antes de U

Bumbo – Mahler sinfonia n.3 – compasso 6 de n. 1 à cabeça do compasso 3 de n.2

Pandeiro – Carnaval Overture – Início à letra C

Harpa Sinfonia Fantástica de Berlioz – 2ª movimento (Um Bal Vase) completo

Tristão e Isolda de Wagner – Liebestod da letra D ao final

Piano/Celesta/Cravo

Órgão

Petrushka de Stravinsky

Quebra Nozes  (Ballet)- Tchaicovsky

Saxofones – Alto, Tenor, Barítono e Baixo Uma peça a livre escolha

7.3. As partituras estarão digitalizadas e disponíveis nos sites: www.appa.art.br e www.fcs.mg.gov.br

7.4. Os candidatos deverão chegar para a prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência.

7.5. Para acompanhamento da Audição, cada candidato deverá trazer um pianista.

7.6. A avaliação de cada uma das fases seletivas e a atribuição da pontuação de cada candidato(a) ficará a cargo da Banca Examinadora.


8. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

8.1. A pontuação será de zero (0,0) a dez (10,0).

8.2. O(a) candidato(a) deverá atingir o grau seis (6,0) em todos os quesitos individualmente avaliados(a), sendo seis (6,0) a média geral mínima para cadastro.

8.3. O(a) candidato(a) que atingir grau inferior a seis (6,0) em qualquer um dos quesitos individuais, estará desclassificado(a).

8.4. Serão considerados classificados, aqueles candidatos que obtiverem a maior nota distribuídos nos 90% dos pontos, por classificação de naipe.

8.5. A classificação do(s) candidato(s), por si só; não enseja direito de contratação imediata, podendo a convocação ser aproveitada ou não, de acordo com a formatação definida para composição do cadastro/banco de músicos instrumentistas necessária à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – OSMG.


9. DA ELIMINAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1. Será eliminado o candidato que:

  • Deixar de comparecer no dia da prova ou nas audições;
  • Usar de meios fraudulentos;
  • Apresentar comportamento inadequado na inscrição ou ao fazer as provas;
  • Não cumprir os requisitos previstos neste Edital.

10. DA BANCA EXAMINADORA

10.1. A Banca Examinadora da Audição será constituída por:

  • Presidente da Banca Examinadora: Maestro Silvio Viegas;
  • Maestro Assistente da OSMG: Sérgio Gomes;
  • Chefes de Naipes e/ou Assistentes de Chefes de Naipes.

10.2. A decisão da Banca Examinadora da Audição é soberana e irrevogável.

10.3. No final do processo seletivo, havendo empates, serão decididos pela Banca Examinadora, sendo a mesma irrecorrível.


11. DA CONTRAPRESTAÇÃO:

11.1. Os(as) candidatos(as) músicos instrumentistas classificados(as) e convocados para participarem da programação/2019 da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, receberão a título de contraprestação o valor de R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) por mês, pelas apresentações realizadas.

11.2. As apresentações estão previstas para serem realizadas em 11 (onze) meses, na programação/2019, totalizando portanto; o valor de R$ 25.300,00 (vinte e cinco mil e trezentos) reais, por artista.

11.3. O pagamento será efetivado de acordo com os termos do contrato individual a ser firmado pela proponente junto aos candidatos(as) classificado(as), quando e; se ocorrer a convocação, observado o cronograma de desembolso do Termo de Parceria e após a execução dos serviços/fornecimentos contratados. Situações excepcionais poderão ser analisadas pela Proponente e decididas a seu critério.


12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

12.1. O Processo Seletivo para a contratação de candidatos músicos instrumentistas de diversos naipes, aptos a participarem da programação/2019 da OSMG, tem validade improrrogável para o ano de 2019.

12.2. A efetivação da contratação do artista selecionado fica condicionada cumulativamente:

  • À aprovação e classificação em todas as etapas do processo seletivo;
  • À plena compatibilidade e disponibilidade de horários para realização das atividades propostas em cronograma;
  • À necessidade da contratação do serviço constatada pela DPDA, considerando o naipe específico;

13. DOS RESULTADOS

13.1. O resultado do Edital será divulgado pela Proponente no site (www.appa.art.br).

13.2. A divulgação de seleção estará disponível também no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br )


14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

I – A proponente poderá, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, adiar, prorrogar ou cancelar o presente Termo de Referência, total ou parcialmente, sem gerar quaisquer direitos aos participantes.

II – Eventuais retificações serão divulgadas por meio de comunicado publicado no site da proponente e obrigarão a todos os participantes. Aqueles que, porventura já tenham realizado suas inscrições terão a oportunidade de enviá-las novamente de acordo com as modificações realizadas.

III – A inscrição para participação neste processo seletivo implicará, por si só, em aceitação de todas as condições previstas no presente instrumento, devendo honrar seu cumprimento caso seja contratado, sob pena de aplicação das penalidades cabíveis.

IV – A proponente se reserva o direito de, a qualquer tempo, verificar a exatidão dos dados apresentados pelos participantes.

V – A proponente em conjunto com a Diretoria de Produção Artística – DPDA reservam-se o direito de não preencher todas as vagas disponíveis, caso os candidatos não atendam aos requisitos exigidos.

VI – Os horários estabelecidos no presente Termo de Referência equivalem-se à hora legal brasileira (horário de Brasília/DF).

VII – Os casos omissos serão resolvidos pela proponente em conjunto à Presidência da Fundação Clóvis Salgado, ouvida a Diretoria de Produção Artística – DPDA.

VIII – Quaisquer esclarecimentos e demais informações que se façam necessárias poderão ser obtidas durante o horário comercial, no âmbito de vigência deste instrumento por e-mail, no endereço eletrônico: flavio.milagres@appa.art.br

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÕES

28/11/2018 – TERMO DE REFERÊNCIA – AUDIÇÃO DE MÚSICOS INSTRUMENTISTAS PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA DE MINAS GERAIS – OSMG TEMPORADA/2019 | Edital  | Anexo I (Partituras)  | Anexo II (Ficha de Inscrição)