21/11/2018 – EDITAL 30/2018 – AUDIÇÃO DE MÚSICOS CANTORES PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA O CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS – CLMG TEMPORADA/2019

21/11/2018 – EDITAL 30/2018 – AUDIÇÃO DE MÚSICOS CANTORES PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA O CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS – CLMG TEMPORADA/2019

A Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA), associação cultural sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), inscrita no CNPJ/MF 70.945.209/0001-03, com sede na Rua Boa Esperança, nº. 405, Bairro Carmo, 30.310-730, em Belo Horizonte, Minas Gerais, denominada neste instrumento simplesmente (proponente), torna pública a abertura de inscrições para as  seleções e audições de candidatos referente à formação de cadastro de músicos cantores para o Coral Lírico de Minas Gerais – CLMG, da Fundação Clóvis Salgado – FCS, destinado a temporada/2019, em consonância com o Termo de Parceria nº 041/2017, a fim de que os interessados denominados (ofertantes) possam apresentar documentos para  inscrição, conforme condições estabelecidas no presente Edital.

1. OBJETIVO DO TERMO DE REFERÊNCIA

O objetivo do presente Termo de Referência consiste na seleção de candidatos músicos cantores de diversos naipes – aptos a participarem da programação/2019 do Coral Lírico de Minas Gerais, conforme planejamento da Diretoria de Produção Artística – DPDA, em detrimento do Termo de Parceria nº 041/2017 estabelecido com a FCS – Fundação Clóvis Salgado.


2. DAS CONDIÇÕES E PRÉ REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:

2.1. Poderão participar do presente Processo Seletivo, os músicos cantores, maiores de dezoito (18) anos,  abrangente às pessoas físicas ou jurídicas, desde que possuam atividades compatíveis com o objeto deste Edital.  

2.2. Serão considerados como pré requisitos:

  • Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
  • Ter conhecimento musical;
  • Participação anterior em grupos corais;
  • Ter bom solfejo e facilidade em exercer trabalho em equipe.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições estarão abertas no período de 21/11/2018 e 10/12/2018 , das 09h30min às 12h e das 13h30min às 17h00min, de segunda à sexta-feira , no endereço constante no preâmbulo deste instrumento e serão aceitas pessoalmente ou via SEDEX.

3.1.1. As inscrições efetuadas mediante entrega de documentação pessoalmente, proceder-se-á via recibo do atendente que receber a documentação, que servirá como comprovante de inscrição.

3.1.2. Para as inscrições efetuadas via SEDEX a postagem  deverá ser efetuada dentro do período determinado e a documentação entregue até a data e horário limites indicados neste Edital, contendo na face externa do envelope – nome e número do Termo de Referência e nome do(a) Candidato(a).

Não serão aceitas inscrições apresentadas após a data e horário estipulados, ainda que a data de postagem seja anterior.

3.1.3. Também serão aceitas inscrições via e-mail, com toda documentação devidamente anexada em formato PDF, devendo o envio ser direcionado para o endereço eletrônico: flavio.milagres@appa.art.br,  dentro do período estipulado no caput deste item.


4. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA TEMPORADA 2019

4.1. Os documentos exigidos nos subitens 3.1.1,3.1.2 e 3.1.3, referem-se a FICHA (ANEXO ÚNICO) devidamente preenchida e assinada,  acompanhada da seguinte documentação:

I – Se Pessoa Física:

  • Cópia da Carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado.
  • Currículo e demais documentos que comprovem conhecimento musical, participação anterior em grupos corais, dentre outros pertinentes ao objeto deste edital.
  • 01 foto recente em formato jpeg e boa resolução.

II – Se Pessoa Jurídica:

  • Ato Constitutivo registrado e atualizado;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) impressão atual;
  • Documentos do representante legal do(a) CPF, RG e comprovante de endereço atualizado);
  • Comprovantes de regularidade fiscal e tributária (certidões de débito das Fazendas Federal e à Dívida Ativa da União, Estadual, Municipal, Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e Trabalhista);
  • Currículo e demais documentos que comprovem conhecimento musical, participação anterior em grupos corais, dentre outros pertinentes ao objeto deste edital.
  • 01 foto recente em formato jpeg e boa resolução.

4.2. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta ou por quaisquer outras condições, formas e prazos que não as estabelecidas neste edital.

4.3. Os Documentos originais deverão ser apresentados no dia da audição.

4.4. Os ensaios estão previstos em horários fixos no período da manhã, mas podem ser alterados conforme programação definida pela DPDA.

4.5. As apresentações do CLMG internas ou externas, poderão ocorrer em diferentes horários, localidades, nos feriados ou finais de semana.


5. DAS CATEGORIAS

5.1. As audições e seleções para músicos cantores do CLMG programação/2019 são destinadas aos seguintes naipes: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo.

5.2. Serão selecionados até 16 músicos cantores, mantida a classificação final para efeito de reposição.


  1. DO PROCESSO SELETIVO:

6.1. O processo seletivo constará de duas (02) fases:

I- Primeira fase: Pré-seleção;

II- Segunda fase: Provas e Audição.

6.2. A fase denominada como pré-seleção é destinada à verificação dos documentos apresentados pelos(as) candidatos(as) no ato da inscrição onde, a proponente poderá entrar em contato com as instituições emitentes das comprovações apresentadas, caso entenda necessário.


7. DAS PROVAS E DA AUDIÇÃO

7.1. A previsão é que a realização das provas ocorram nos dias 18 e 19 de dezembro de 2018 na Sala Fernando Pinheiro Moreira (Sala do CLMG) à Avenida Afonso Pena nº 1.537 – Centro – CEP. 30.130-004, Belo Horizonte/MG, em horários que serão divulgados após o fechamento das inscrições, com possibilidades de eventuais alterações, conforme cronograma do Termo de Parceria.

7.2. A prova será composta de:

  • Uma peça de livre escolha;
  • Solfejo a 1ª vista;
  • Trecho sorteado da Cantata STABAT MATER (AMEN FINALLE) – GIOACCHINO ROSSINI;

7.3. Os candidatos deverão chegar para a prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência.

7.4. As datas de Audição será informada de acordo com a  programação definida pela DPDA aos participantes.

7.5. Para acompanhamento da Audição, cada candidato deverá trazer um pianista.

7.6. A avaliação de cada uma das fases seletivas e a atribuição da pontuação de cada candidato(a) ficará a cargo da Banca Examinadora.

7.7. O material (PARTITURAS) estará digitalizada e disponível nos sites: www.appa.art.br  e www.fcs.mg.gov.br


8. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO:

8.1. A pontuação será de zero (0,0) a dez (10,0).

8.2. O(a) candidato(a) deverá atingir o grau seis (6,0) em todos os quesitos individualmente avaliados(a), sendo seis (6,0) a média geral para classificação.

8.3. O(a) candidato(a) que atingir grau inferior a seis (6,0) em qualquer um dos quesitos individuais, estará desclassificado(a).

8.4. Serão considerados classificados em cada modalidade (Soprano, Contralto, Tenor e Baixo), aqueles candidatos que obtiverem a maior nota distribuídos nos 90% dos pontos.

8.5. A classificação do(s) candidato(s), por si só; não enseja direito de contratação imediata, podendo a convocação ser aproveitada ou não, de acordo com a formatação definida para composição do cadastro/banco de músicos necessária ao Coral Lírico de Minas Gerais – CLMG.


9. DA ELIMINAÇÃO DOS CANDIDATOS

9.1. Será eliminado o candidato que:

  • Deixar de comparecer no dia da prova ou nas audições;
  • Usar de meios fraudulentos;
  • Apresentar comportamento inadequado na inscrição ou ao fazer as provas;
  • Não cumprir os requisitos  previstos neste Edital.

10. DA BANCA EXAMINADORA

10.1. A Banca Examinadora da Audição será constituída por:

  • Presidente da Banca Examinadora: Maestrina Lara Tanaka;
  • Regente Assistente: Augusto Pimenta;
  • Chefes de Naipes.

10.2. A decisão da Banca Examinadora da Audição é soberana e irrevogável.

10.3. No final do processo seletivo, havendo empates, serão decididos pela Banca Examinadora, sendo a mesma  irrecorrível.


11. DA CONTRAPRESTAÇÃO:

11.1. Os(as) candidatos(as) músicos cantores aprovados(as) e convocados para participarem da programação/2019 do Coral Lírico de Minas Gerais, receberão a título de contraprestação o valor de R$ 1.600,00 ( hum mil e seiscentos reais) por mês, pelas apresentações realizadas.

11.2. As apresentações estão  previstas para serem realizadas em 11 (onze) meses, na programação/2019, totalizando portanto; o valor de R$ 17.600,00 (dezessete mil e seiscentos mil) reais, por artista.

11.3. O pagamento será efetivado de acordo  com os termos do contrato individual a ser firmado  pela proponente junto aos candidatos(as) classificado(as), quando e; se ocorrer a convocação, observado o cronograma de desembolso do Termo de Parceria e após a execução dos serviços/fornecimentos contratados. Situações excepcionais poderão ser analisadas pela Proponente e decididas a seu critério.


12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

12.1. O Processo Seletivo para a contratação de candidatos músicos cantores de diversos naipes – aptos a participarem da programação/2019 do CLMG, tem validade improrrogável para o ano de 2019.

12.2. A efetivação da contratação do artista selecionado fica condicionada cumulativamente:

  • À aprovação e classificação em todas as etapas do processo seletivo;
  • À plena compatibilidade e disponibilidade de horários para realização das atividades propostas em cronograma;
  • À necessidade da contratação do serviço constatada pela DPDA, considerando o naipe específico;

13. DOS RESULTADOS

13.1. O resultado do Edital será divulgado pela Proponente no site (www.appa.art.br).

13.2. A divulgação de seleção estará disponível  também no site da FCS (www.fcs.mg.gov.br)


14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

I – A proponente poderá,  a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, adiar, prorrogar ou cancelar o presente Termo de Referência, total ou parcialmente, sem gerar quaisquer direitos aos participantes.

II – Eventuais retificações serão divulgadas por meio de comunicado publicado no site da proponente e obrigarão a todos os participantes. Aqueles que, porventura já tenham realizado suas inscrições terão a oportunidade de enviá-las novamente de acordo com as modificações realizadas.

III – A inscrição para participação neste processo seletivo implicará, por si só, em aceitação de todas as condições previstas no presente instrumento, devendo honrar  seu cumprimento caso seja contratado, sob pena de aplicação das penalidades cabíveis.

IV – A proponente se reserva o direito de, a qualquer tempo, verificar a exatidão dos dados apresentados pelos participantes.

V – A proponente em conjunto com a Diretoria de Produção Artística – DPDA reservam-se o direito de não preencher todas as vagas disponíveis, caso os candidatos não atendam aos requisitos exigidos.

VI – Os horários estabelecidos no presente Termo de Referência equivalem-se à hora legal brasileira (horário de Brasília/DF).

VII – Os casos omissos serão resolvidos pela proponente em conjunto à Presidência da Fundação Clóvis Salgado, ouvida a Diretoria de Produção Artística – DPDA.

VIII – Quaisquer esclarecimentos e demais informações que se façam necessárias poderão ser obtidas durante o horário comercial, no âmbito de vigência deste instrumento por e-mail, no endereço eletrônico: flavio.milagres@appa.art.br

HISTÓRICO DE PUBLICAÇÕES

21/11/2018 – AUDIÇÃO DE MÚSICOS CANTORES PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA O CORAL LÍRICO DE MINAS GERAIS – CLMG TEMPORADA/2019 | Edital  | Anexo I (Ficha de Inscrição)  | Anexo II (Partitura)