Me Mostra | Onde estão as dramaturgas?

Me Mostra | Onde estão as dramaturgas?

Nos dias 16, 17, 18, 24 e 25 de novembro a Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, realiza a terceira edição da Me Mostra, a partir das 19h, no Teatro João Ceschiatti e no Passeio Niemeyer (cenas externas).

Essa edição traz ao palco uma provocação que tornou-se tema da produção: Onde estão as dramaturgas? Ao final das apresentações de cada dia, será realizado um bate-papo entre os alunos, público e convidados, com o intuito de refletir criticamente sobre o tema e sobre o fazer teatral. E para mediar essa conversa, o evento contará com a participação de convidadas especiais do campo das artes cênicas.

Acesse a PROGRAMAÇÃO completa.

A Me Mostra – Mostra de Cenas Curtas é parte das atividades exercidas pelos alunos do Curso Técnico de Artes Dramáticas do Cefart, e propõe um local de experimentação de criações artísticas dos alunos do curso de artes dramáticas. Diferente das outras edições, esta contará com a abertura oficial da mostra no dia 16 de novembro. Na ocasião serão apresentadas uma performance, uma leitura dramática de uma dramaturgia escrita por Sara Pinheiro, dramaturga de Belo Horizonte e formada pelo Cefart, e o espetáculo Peixes, da atriz, diretora e produtora Ana Régis.

Outra novidade é a mudança de nome do evento, antes intitulado como “Me Mostra Livre”, agora referenciado apenas como Me Mostra. A partir do dia 17 de novembro, será realizada a apresentação de aproximadamente 5 cenas por dia, cada uma com até 15 min de duração. Concebida pelos alunos Arthur Barbosa e Kaká Correa, a Me Mostra é um evento de apresentação de cenas curtas, criadas e desenvolvidas pelos alunos do Curso Técnico de Teatro do Cefart. Junto às alunas Anneliese Motta e Giulia Haua, os alunos serão responsáveis pela produção da mostra, sob supervisão da Coordenação da Escola de Teatro do Cefart.

A “Me Mostra Livre” (na época com este nome) foi criada a fim de preencher uma lacuna importante para a formação artística. Em 2002, no então Cefar (Centro de Formação Artística), o projeto “Cena 5” possibilitava aos alunos internos, juntamente a alunos de outras escolas, a apresentação de cenas desenvolvidas no curso ou em paralelo a ele. O projeto era coordenado pela ex-professora Iara Fernandez. Assim, a Me Mostra (agora renomeada) propõe estimular a capacidade criativa dos alunos, a experimentação no campo das artes cênicas, desenvolver a autonomia, o contato com o público, além de fomentar o desenvolvimento de pesquisas da linguagem teatral. A mostra é também uma oportunidade que os alunos têm de praticar o que aprenderam e desenvolveram ao longo do curso de teatro, e serem inseridos na cena teatral de Belo Horizonte.

Me Mostra não possui caráter competitivo e não há premiações de qualquer tipo, não havendo, portanto, banca avaliadora das cenas, nem curadoria. O início da história do teatro foi marcado pela presença predominante masculina, de modo que é possível observar esses reflexos até os dias atuais com uma representatividade feminina pouco expressiva nos mais diversos espaços de trabalho. Dessa forma, a fim de incentivar a pesquisa das participantes, foi proposto um recorte: apenas cenas com textos de dramaturgas. Por isso a escolha da temática desta edição: Me Mostra | Onde estão as dramaturgas?

Nas duas edições anteriores da mostra não havia um tema central sob o qual os trabalhos fossem desenvolvidos. No entanto, a organização entendeu que é necessário expandir os contatos e as trocas artísticas. Para isso, foram convidadas cenas do TU (Teatro Universitário, da UFMG), buscando um intercâmbio entre as escolas, além de 5 cenas de artistas que são ex-alunas (e ex-alunos) do curso de Teatro do Cefart.

Pensando no Me Mostra como um lugar de formação, a produção executiva da peça também articulou com a coordenação do teatro e a direção do Cefart, um curso de dramaturgia com Sara Pinheiro, como um complemento para a formação das alunas e alunos do teatro. A mostra também pode ser acompanhada por estudantes do curso de Tecnologia da Cena nos momentos de montagem técnica, englobando mais as atividades e contribuindo para a troca entre os artistas.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura. 

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Me Mostra
Onde? Teatro João Ceschiatti e Passeio Niemeyer –  Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG)
Quando?  16, 17, 18, 24 e 25 de novembro | 19h às 22h
Entrada? Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400