Espetáculo de Formatura 3º Ano Técnico | Dança CEFART 2018

Espetáculo de Formatura 3º Ano Técnico | Dança CEFART 2018

Crédito: Paulo Lacerda

Crédito: Paulo Lacerda

Nos dias 25 e 26 de outubro, a turma de formandos do Curso Técnico de Dança do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart sobe ao palco do Teatro Francisco Nunes para a primeira edição do Espetáculo de Formatura do 3º Ano Técnico.

Sob o olhar de jovens artistas de dança da cidade e dos professores da Escola de Dança do Cefart, os alunos puderam vivenciar em 2018 a complexidade de um processo criativo, desde a concepção até a apresentação. O espetáculo traz o resultado de um processo de pesquisa e estudo de obras do coreógrafo Jiri Kylián, ex-bailarino e coreógrafo tcheco de notoriedade internacional, escolhido como um dos mais importantes a partir de olhar consensual da turma.

Dividido em dois atos, o espetáculo traz ao palco o resultado das experiências vividas e incorporadas no intenso processo de entendimento da Dança como área de conhecimento, e como parte intrínseca de suas vidas.

PROGRAMA

1º ATO
No primeiro ato serão apresentados trabalhos que homenageiam a obra coreográfica de Jiri Kylian, importante coreógrafo da cena da dança mundial do século XX.

1 – WINGS OF WAX
Uma remontagem realizada para o apuro da observação, do estudo sobre sentido do movimento e apropriação técnica de uma obra criada para outros corpos, em circunstâncias históricas e culturais completamente desconhecidas para os estudantes.
Coreografia: Jiri Kylián
Música: Johann Sebastian Bach
Orientação para pesquisa e direção de ensaios: Bete Arenque
Elenco: Analu Ribeiro, Bárbara Stephanie, Helena Marques, Leonardo Molina, Marden dos Santos, Vitória Aiko e Walleyson Malaquias

2 – HAPPY BIRTHDAY (videodança)
Vídeodança sobre remontagem proposta especialmente para o aprimoramento de habilidades artísticas de dois estudantes do 3º Ano Técnico em Dança.
Coreografia: Jiri Kylián
Orientação para pesquisa, direção de ensaios e figurino: Bete Arenque
Música: Wolfgang Amadeus Mozart
Elenco: Analu Ribeiro e Marden dos Santos.

3 – PETITE MORT/Releitura
Petite Mort / Releitura é o resultado de um desafio proposto pelos próprios estudantes, e inspirado pela coreografia de Jiri Kylian – Petit Mort, realizado para o exercício da criação, direção e produção de uma obra.
Coreografia: Jiri Kylián
Releitura: Bárbara Stephanie, Helena Marques, Leonardo Molina, Vitória Aiko e Walleyson Malaquias
Direção coreográfica e adaptação: Bárbara Stephanie e Helena Marques
Música: Wolfgang Amadeus Mozart
Criadores-intérpretes: Bárbara Stephanie, Helena Marques, Leonardo Molina, Vitória Aiko e Walleyson Malaquias

 2º ATO
No segundo ato os estudantes trazem ao palco os resultados de trabalhos realizados junto a dois jovens criadores mineiros.

1 – AFIM
“Afim” nasceu de estudos realizados na disciplina de Composição Coreográfica. Através de pesquisa sobre as potencialidades de um corpo em relação a outro corpo, ao tempo e ao espaço, questionamos nossa própria existência.
Direção Artística e Coreográfica: Luísa Machala
Criadores-intérpretes: Analu Ribeiro, Bárbara Stephanie, Helena Marques, Leonardo Molina, Marden dos Santos, Vitória Aiko e Walleyson Malaquias
Criação, edição e masterização da trilha sonora: Fellipe Martins
Músicas: De Origine Spectra (Excerto) – Fellipe Martins; Joeira (Excerto) – Kurup; Aranda – Naná Vasconcelos; Partita for 8 voices: no. 3, Courante (Mixagem feita por Leonardo Molina) – Roomful of teeth; Deixa a gira girar – Os Ticoãs (Mixagem feita por j.g.b edit); Cumbia del Olvido – Nicola Cruz.

2. REMINISCÊNCIAS (videodança)
O videodança “Reminiscências” traz uma fusão de excertos coreográficos dos processos criativos do Espetáculo de Formatura, realizados em espaços de afeto e memória dos estudantes, e explora as relações entre corpo, dança e tecnologia.
Direção artística: Coletiva
Filmagem e Edição de vídeo: Luísa Machala
Criadores-intérpretes: Analu Ribeiro, Bárbara Stephanie, Helena Marques, Leonardo Molina, Marden dos Santos, Vitória Aiko e Walleyson Malaquias.

3. RASTO
“Rasto” é um resultado da interseção entre artes plásticas e cênicas. O mergulho de sete bailarinos em ambientes sonoros e visuais, da imersão à expressão, da vivência à transcendência, da introspecção à ação. No rasto dessa experiência se faz o sujeito.
Direção e Coreografia: Rafael Bittar
Assistente de coreografia: Malu Figueirôa
Trilha sonora: Gabriel Canedo e Max Teixeira
Iluminação: Gabriel Corrêa
Projeção: Marco Antônio Gonçalves
Figurino: Janaína Castro
Elenco: Analu Ribeiro,Bárbara Stephanie,Helena Marques,Leonardo Molina,Marden dos Santos,Vitória Aiko,Walleyson Malaquias
Músicos:  André Martins, Gabriel Canedo, Max Teixeira e João Vitor Rocha

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Espetáculo de Formatura dos alunos de dança do CEFART
Onde? Teatro Francisco Nunes – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG)
Quando? 25/10 às 20h e 26/10 às 15h
Entrada? Gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400