Minas Pocket 2018 | Arquitetura, Arte e Design | Setembro

Minas Pocket 2018 | Arquitetura, Arte e Design | Setembro

Propondo um diálogo entre Design, Arquitetura e Artes, no dia 21 de setembro a Fundação Clóvis Salgado promove uma nova edição do Minas Pocket Design.

O evento, que ocorre no Teatro João Ceschiatti do Palácio das Artes, conta com a participação dos convidados Mariana Hardy, designer, fundadora da Estufa – Estúdio de Design Inhotim e coordenadora da equipe de criação da Hardy Design e Comunicação, e Fernando Maculan, arquiteto que, por meio do diálogo entre Arte e Design, desenvolve projetos inovadores para instituições culturais como museus, galerias e centros de referência, entre outros de variadas escalas e naturezas.

Nesta edição o Minas Pocket Design propõe um diálogo entre profissionais e o público de diferentes campos de atuação, colocando em pauta temas correlatos à arquitetura, design, beleza, artes, tecnologia, produção cultural e áreas afins. A proposta é incentivar o encontro entre as áreas, com o intuito de discutir inovação, novas tendências e assuntos referentes ao tema.

Mariana Hardy

Mariana faz parte da quarta geração de uma família de arquitetos que teve sua origem em Bruges, na Bélgica. Começou sua carreira como diretora de arte e redatora até migrar definitivamente para o design. Fundou seu primeiro estúdio em 1999, a Vitamina D, um ano após sua graduação pela Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Morou em Nova York de 2000 a 2003, onde estudou na Parsons The New School for Design e na School of Visual Arts com Milton Glaser, Paula Scher e Ed Benguiat. Na mesma época, trabalhou na Pentagram, integrando o time do Michael Gericke, em projetos de branding e sinalização. Em seguida, ela se juntou à equipe de criação do estúdio nova-iorquino Slover and Company, onde trabalhou com design de embalagem para cosméticos e moda. De volta ao Brasil, em 2004, fundou a Hardy Design. Desde então, Mariana ocupa o cargo de diretora criativa. Em 2015, em parceria com o grupo Inhotim, fundou a Estufa – Estúdio de Design Inhotim, e hoje está à frente da equipe de criação da Hardy e dessa nova agência.

Fernando Maculan

O arquiteto Fernando Maculan atua em uma vasta gama de projetos cuja aproximação com a arte e com o design tem lhe proporcionado um constante processo de revisão de sua produção mais frequente, no próprio campo da arquitetura. Seu trabalho, quase sempre fruto de processos de criação multidisciplinares e colaborativos, fundamenta-se na elaboração de conceitos coerentes com as especificidades do lugar, na interpretação criteriosa do público envolvido e na pesquisa e emprego de materiais, técnicas e tecnologias adequadas. Resulta daí a inclusão da diversidade e a não linearidade na forma de seus projetos. O lugar de convergência destas atividades é o escritório MACh. Com a arquiteta Mariza Machado Coelho, Maculan tem se dedicado a projetos para instituições culturais como museus, galerias e centros de referência, entre outros de variadas escalas e naturezas. Algumas parcerias estabelecidas nos últimos 10 anos tem sido muito relevantes: com os escritórios Hardy Design, BCMF Arquitetos e Vazio S/A, que estabelecem juntamente com a MACh um núcleo plural de arquitetura e design; com Paulo Pederneiras, diretor artístico do Grupo Corpo; com os designers Adriano Mol, Andrea Costa Gomes, Marcelo Rosenbaum e Paula Dib; com o Laboratório Piracema de Design, coordenado pela artista Heloisa Crocco; com os artistas Marcelo Drummond, Máximo Soalheiro, Nydia Negromonte e Rivane Neuenschwander.

A entrada é GRATUITA com retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria do Palácio das Artes. O evento está sujeito à lotação do espaço. 

Minas Pocket

O Minas Pocket é uma iniciativa da FCS para integrar diferentes segmentos culturais. Por meio desse programa, além de Design e Arquitetura, são realizados eventos sobre Literatura, Música, Dança, Performance e Teatro, potencializando a produção e a fruição cultural na cidade.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Minas Pocket 2018
Onde? Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, centro. BH)
Quando? 21/09 | 19h
Entrada? Gratuita
Informações para o público (31) 3236-7400