Sinfônica ao Meio-Dia | A História do Soldado | Setembro

Sinfônica ao Meio-Dia | A História do Soldado | Setembro

No Sinfônica ao Meio-dia do dia 18 de setembro a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais interpreta a obra A História do Soldado, de Stravinsky.

Sob regência do maestro titular da OSMG, Sílvio Viegas, o concerto, que acontece no Grande Teatro do Palácio das Artes, conta com participação da Cia de Dança Palácio das Artes, e com narração do artista Saulo Laranjeira.


Sobre a obra

Em setembro de 1918 estreava em Lausanne A História do Soldado, obra composta no mesmo ano poucos meses antes do final da primeira grande guerra. Eram, obviamente, tempos muito difíceis na Europa, e Stravinsky, tendo como base um conto russo, criou um projeto cênico-musical, como uma ópera de bolso, lançando mão dos recursos que ele tinha à mão. Compôs a obra para um grupo de sete músicos – Violino, Contrabaixo, Clarineta, Fagote, Trompete, Trombone e Percussão – além dos três personagens principais da história – o Soldado, o Diabo e a Princesa.

A história narra o retorno de um soldado a sua terra natal, interrompida por um encontro inesperado com uma pessoa que lhe propõe uma troca. Essa pessoa é o Diabo que sugere ao Soldado que lhe entregue seu violino (que representa sua alma), por um livro que lhe trará toda riqueza que ele possa imaginar. O soldado a princípio, não se interessa pela proposta, afinal ele nem sabe ler, mas o Diabo lhe mostra que para este livro funcionar ele não precisa ler, o livro fará com que ele leia, mesmo sem saber, além de todas as promessas de riqueza, que acabam se concretizando. O Soldado aceita, mas o Diabo pede que ele o siga até sua casa para que possa ensiná-lo a tocar o violino. Ele aceita, mas o que parecia ter sido apenas três dias de aula, na verdade foram anos. Desde então o Soldado percebe que sua vida e felicidade estão ameaçados em função dessa troca, e, na busca para se libertar, a história se desenvolve de forma surpreendente.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

INFORMAÇÕES GERAIS
O quê? Sinfônica ao Meio-Dia
Onde? Grande Teatro do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte/MG)
Quando? 19/09 | 12h
Entrada? Gratuita.
Informações para o público (31) 3236-7400