Carregando...
DIPRONotícias

ARTEMINAS | Programa de Encerramento

A expressiva produção feminina nas artes visuais foi o grande destaque da quinta edição do Programa ARTEMINAS – Narrativas Femininas, com exposições abertas até o dia de março de 2020dia Internacional de Luta da Mulher. O evento de encerramento do ARTEMINAS reafirma e celebra a presença feminina nas artes visuais mineiras em 4 dias de programação com oficinas, conversas e exibição de curtas-metragens.

Na quarta e quinta-feira (4 e 5), às 14h, a programação conta com a oficina Conceitos e Materialidades – Narrativas Femininas, organizada pelo Cefart em parceria com a APPA – Arte e Cultura, e ministrada por Isa Carolina, especialista em História da Arte, e Giovane Diniz, artista plástico, licenciado em Educação Artística. Ambos são mediadores culturais e professores da Escola de Artes Visuais do Cefart. A oficina objetiva discutir e experimentar processos criativos baseados nos trabalhos das artistas participantes do ARTEMINAS, proporcionando uma reflexão sobre linguagens e suportes estéticos na arte contemporânea e suas possibilidades de abordagens.

Na quinta-feira (5), às 19h, a programação conta com um bate-papo com artistas Julia Panadés, Guilia Puntel e Carolina Botura dentro da exposição ”Híbrida”. A conversa será mediada pelas curadoras Uiara Azevedo e Laura Barbi e abordará temas como o processo criativo das artistas, suas pesquisas em torno da imagem, do corpo, do feminimo-masculino e a relacão estabelecida entre elas e o público visitante através das ações realizadas ao longo da mostra.

Na sexta-feira (6), às 13h, será ministrada a oficina Maria da Penha é liberdade! Oficinas em arte por uma sociedade sem manicômios, pela artista Ártemis Garrido. Para encerrar a exposição Efêmera, Ártemis propõe um dia de atividades de arte-educação com alguns serviços de saúde mental da cidade. Ela realiza uma oficina de lambes com cartazes dos desfiles anteriores.

No sábado (7), às 15h, a bordadeira Ivanete ministra a oficina Sonhos, palavras e bordados. Nativa de Itabirito, Região Metropolitana de Minas Gerais, Ivanete oferece uma oficina-conversa sobre bordado na exposição “Assim, como acontece”, dentro da Galeria Mari’Stella Tristão. No mesmo dia, o Cine Humberto Mauro exibe a Sessão de Curtas Especial ARTEMINAS, às 17h, com curtas-metragens de diretoras de Belo Horizonte premiados em diversos festivais nacionais e internacionais nos últimos anos.

Para encerrar a programação, no domingo (8), às 17h30, o Café do Palácio das Artes será o palco do encontro de mulheres poetas em torno do lançamento da antologia “Elas, as mãos, o infinito”, que sai pela Páginas Editora, depois da edição de “Elas, as mãos, a cura” (2019). A obra reúne 43 poetas contemporâneas dentre nomes consagrados, como o de Maria Valéria Rezende (vencedora do Prêmio Jabuti e de outros) e Bruna Kalil, ao lado de poetas da cena atual e outras que publicam pela primeira vez. O evento não se resume ao lançamento do livro, mas a um encontro que se pretende poético. Além das contemporâneas, a maioria de Minas Gerais, “Elas, as mãos, o infinito” traz artistas da escrita que expressaram a voz feminina em séculos passados. A obra traz o selo do Mulherio das Letras, grupo de escritoras que reúne mais de 7 mil membros, com encontros e ações no Brasil e um braço na Europa.

Este evento tem a correalização da APPA Arte e Cultura.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? ARTEMINAS | Programa de Encerramento
 Quando? 04 a 08/3
 Onde? Vários espaços | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público (31) 3236-7400