Carregando...
DIPRONotícias

Edital de Ocupação | Exposições selecionadas

Em sua 12ª edição, o Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado traz, para as Galerias do Palácio das Artes, as exposições dos artistas selecionados Lorena D’arc (Leite Derramado), Renata Cruz (Para sempre e um dia) e Rodrigo Arruda (Ecos). Criados a partir de diferentes suportes, os trabalhos têm, em comum, a arte em processo, seja pela pesquisa artística, pelo resgate de técnicas quase obsoletas ou pela essência questionadora da contemporaneidade. Os artistas vão ocupar as galerias Mari’Stella Tristão, Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, respectivamente.

A mineira Lorena D’arc apresenta o resultado de uma longa pesquisa em artes visuais que relaciona dois elementos naturais: o leite e a lama, tendo o feminino como ponto de inspiração para as obras. A exposição da paulista Renata Cruz reúne uma técnica quase artesanal, a aquarela, cuja inspiração vem do exercício contínuo de observar o cotidiano e o trivial. Já a exposição do também paulista Rodrigo Arruda tem o vazio de uma galeria como elemento fundamental na concepção do trabalho.

Realizado de forma consecutiva desde 2015, o Edital de Ocupação de Artes Visuais é uma importante ferramenta de estímulo à produção artística em âmbito nacional, permitindo o acesso do público a diferentes linguagens. Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, essa iniciativa abre as portas do Palácio das Artes às mais variadas propostas artísticas. “O Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado é reconhecido por sua diversidade. A cada edição, artistas de Minas e de outros estados ocupam nossas galerias com as mais variadas propostas. O fomento a essa identidade diversa é uma importante diretriz, a qual temos nos atentando sempre”, destaca.

O Edital de Ocupação de Artes Visuais FCS é uma iniciativa já consolidada como evento de destaque no cenário artístico nacional. Sua realização visa fomentar a produção artística contemporânea e a divulgação de novos talentos. Como premiação, os artistas recebem R$4.000,00 (cada), para a montagem das exposições, além de apoio da FCS na divulgação das mostras. Artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Eder Oliveira, Juliana Gontijo, Luiza Baldan, Luiz Arnaldo, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Patricia Gouvêa, Ricardo Burgarelli e Ricardo Homen já tiveram seus trabalhos contemplados em outras edições

Saiba mais sobre as exposições selecionadas.

Leite Derramado, de Lorena D’arc
Para sempre e um dia, de Renata Cruz
Ecos, de Rodrigo Arruda

No dia 27 de junho, antes da abertura das exposições do Edital de Ocupação, haverá outra importante atividade no Palácio das Artes. Após seis meses aberta à visitação, a exposição CORTE, da Galeria Aberta Amilcar de Castro, localizada no Jardim interno do Palácio das Artes, entre as galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta será encerrada. Para registrar esse importante momento, a Cia. de Dança Palácio das Artes apresentará o espetáculo-ocupação CORTE – Manifesto Neoconcreto. O encerramento da exposição marca também o início das comemorações do centenário de nascimento de Amilcar de Castro.

Com direção artística de Cristiano Reis e cocriação dos bailarinos da CDPA, a coreografia se baseia em um estudo sobre dimensionalidades, tendo a obra de Amilcar de Castro e o movimento Neoconcreto brasileiro como pontos de partida. A proposta da montagem é refletir a respeito da ocupação da dança em diferentes espaços, seja pela união de corpos e obras ou pelo desdobramento entre coreografia e escultura.

O evento tem correalização da APPA- Arte e Cultura.

 INFORMAÇÕES GERAIS 
 O quê? Intervenção da Cia. de Dança Palácio das Artes | Encerramento da exposição CORTE | Abertura da mostra Edital de Ocupação
 Onde? Cine Humberto Mauro | Palácio das Artes | Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte
 Quando? 27 de junho | 18h30 Intervenção de dança; 28 de junho a 8 de setembro | Mostra do Edital de Ocupação
 Entrada? Gratuita
 Informações para o público: (31) 3236-7400
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *